Apresentação Pública dos Dados Preliminares do Módulo “Uso do Tempo e Trabalho Não Remunerado” – IMC, 4º Trimestre de 2024

Celebrou-se, no dia 31 de julho, o Dia da Mulher Africana. Neste âmbito, o Instituto Cabo-verdiano de Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), em parceria com o Instituto Nacional de Estatística (INE), comemorou a data hoje, 1 de agosto de 2025, com a apresentação pública dos dados preliminares do módulo “Uso do Tempo e Trabalho Não Remunerado de 2024” do IMC referente ao quarto trimestre de 2024, realizada na sala de conferências do Hotel Trópico.

Desde 1962, o dia 31 de julho é celebrado e reconhecido internacionalmente como sendo o DIA DA MULHER AFRICANA. A data foi proclamada durante a primeira conferência da Organização Pan-Africana das Mulheres, realizada na Tanzânia. A celebração da data demonstra o reconhecimento do importante papel que as mulheres tiveram na luta pela libertação política e no desenvolvimento social e económico do continente africano.

A sessão de abertura deste evento foi presidida pela Sua Excelência, a Sra. Secretária de Estado da Inclusão Social, Dra. Lídia Lima, e contou com as intervenções do Sr. Presidente do INE, Dr. João de Pina Cardoso, e da Sra. Presidente do ICIEG, Dra. Marisa Carvalho.

Durante o evento, foram realizadas duas apresentações: Pela Sra. Coordenadora da Divisão de Estatísticas Demográficas, Sociais e Ambientais , Dra Alicia Mota cujo tema foi “Uso do Tempo e Trabalho Não Remunerado de 2024”; e outra sobre a “Socialização da Proposta do Programa Nacional de Conciliação entre a Vida Familiar e Laboral”, apresentada pela Dra. Maritza Rosabal.

Após as apresentações, houve um intenso debate sobre as temáticas apresentadas, bem como recomendações para estudos futuros.

O discurso de encerramento foi proferido pelo Senhor Vice-Presidente do INE, Dr. Fernando Rocha.



Relacionados