BOLETIM INFORMATIVO 1º TRIMESTRE DE 2020

Boletim do INE (BINE) nº29 apresenta uma síntese das principais atividades desenvolvidas no 1º trimestre de 2020. Partilha as principais notícias, os eventos realizados, as operações estatísticas em curso e os resultados das estatísticas produzidas e divulgadas durante esse trimestre.

No que concerne às estatísticas disseminadas, salientam-se as seguintes: estatísticas correntes da conjuntura nas empresas e da conjuntura no consumidor; das contas nacionais trimestrais; do índice de produção na construção civil; das estatísticas dos transportes; das estatísticas do turismo; dos indicadores de atividade do sector de serviço; dos inventários aos estabelecimentos hoteleiros todos referentes ao 4º trimestre; de Índice de Preços no Consumidor de janeiro a março de 2020, e o índice de comércio externo de dezembro a fevereiro de 2020, entre outros.

No primeiro trimestre de 2020 e no âmbito da cooperação Sul -Sul, os técnicos do Gabinete do Recenseamento Geral da População e Habitação 2020 receberam, de 02 a 04 de março, uma missão de assistência técnica da Agência Nacional de Demografia e Estatística (ANSD) do Senegal. No âmbito da preparação do RGPH-2020, foram realizados vários encontros, palestras nas ilhas e nos concelhos com o objetivo de apresentar a estratégia de sensibilização para o RGPH-2020, e a sua importância, solicitando o engajamento de todos nesse processo. Ainda, iniciou-se o processo de recrutamento e seleção dos Recenseadores e dos Formadores/Supervisores para a realização do V Recenseamento Geral da População e Habitação 2020, que permite, entre outros, contar e caraterizar todos os edifícios, alojamentos agregados familiares e população residente e presente no país.

Em termos de notícias, é de salientar a missão do FMI para trabalhar com o INE, BCV e Ministério das Finanças na implementação do Sistema Geral de Disseminação de Dados (e-GDDS). O INE recebeu de 27 a 31 de janeiro, uma missão do Banco Mundial (BM), com o objetivo magno de ajudar na criação de condições para uma utilização ótima dos dados administrativos para a produção de estatísticas oficias e fontes de informação para seguimento e avaliação dos indicadores do PEDS. Realizou durante os dias 09 e 10 de janeiro no Hotel Vulcão, Cidade Velha, uma ação de formação sobre a “Definição de Indicadores Estatísticos no seguimento dos PEDS e ODS.

anexos

FicheiroTamanho do ficheiro
Boletim Informativo 1º T 20202 MB


Relacionados