Boletim Informativo 4º Trimestre de 2017

No término de mais um ano, é imprescindível efetuar o balanço das atividades realizadas, por isso esta edição do Boletim do INE traz informações do último trimestre de 2017, bem como o balanço do ano findo.

O ano de 2017 foi marcado pela realização do Inquérito Piloto do III Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (IDSR) e também pela apresentação na Comissão de Estatísticas das Nações Unidas do Relatório de Atividades do Grupo Praia 2016-2017.

Também é importante frisar a realização da capacitação dos técnicos do INE e do Senegal em Cabo Verde, no âmbito do projeto “Centros de Referência em Censos com Coleta Eletrónica de Dados em África”, iniciativa esta que é fruto de uma parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), com a Agência Nacional de Estatística e Demografia do Senegal e o Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde.  A capacitação visa contribuir para aumentar o conhecimento das duas últimas instituições de modo que os mesmos se tornem Centros de Referência em coleta eletrónica de dados e possam compartilhar o conhecimento adquirido com outras instituições congéneres do continente africano.

Foi criada a coordenação do Recenseamento Geral da População e Habitação de 2020 (RGPH 2020) e a preparação do projeto, e prevê-se em 2018 a criação do Gabinete e o início das atividades preparatórias.

Para além do Inquérito Piloto do III IDSR, o INE realizou mais três operações estatísticas: o Inquérito Anual às Empresas 2016, o Inquérito Multi-objectivo Contínuo 2017 e o Inquérito aos Gastos e Satisfação dos Turistas referentes à época alta e época baixa.

Por fim referir que o INE continuará a trabalhar fortemente de forma a garantir uma produção de estatísticas fiáveis e de qualidade, incidindo em novas áreas como as estatísticas emergentes. Também continuará a trabalhar para consolidar as estatísticas existentes e fornecer indicadores necessários à implementação, monotorização e avaliação de politicas que o país adota. Para além disso, irá continuar a apostar na cooperação nacional e internacional.

anexos

FicheiroTamanho do ficheiro
Boletim Informativo nº 202 MB


Relacionados