- 14 Abril, 2025

Teve início hoje, 14 de abril, a Formação dos Agentes de Terreno para o Inquérito Multi-objetivo Contínuo (IMC) do 2º trimestre de 2025, com o objetivo de os capacitar no domínio dos conceitos, definições, metodologia e procedimentos associados a este tipo de operação estatística, bem como nas boas práticas de recolha de dados no terreno. Esta formação terá lugar em dois polos, nomeadamente o da Praia e o de São Vicente.
A abertura oficial desta formação foi presidida por sua Excelência, o Sr. Representante Residente do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, Dr. David Matern, e contou com a intervenção do Vice-Presidente do INE, Dr. Fernando Rocha.
O Sr. Representante Residente do PNUD, UNFPA e UNICEF, na sua intervenção, enfatizou a importância dos resultados desta operação estatística para a elaboração e implementação de políticas de desenvolvimento, sublinhando que estes permitirão às autoridades nacionais projetar o novo PEDS, a ser elaborado em 2026. Destacou igualmente o novo módulo “Aspirações dos Jovens Cabo-Verdianos”, que confirma a crescente importância de colocar a juventude no centro, enquanto motor de desenvolvimento do país.
O Vice-Presidente do INE destacou a importância desta operação estatística, o papel dos agentes de terreno na recolha de dados de qualidade e o novo módulo “Aspirações dos Jovens Cabo-Verdianos” (cuja recolha será feita através deste IMC do 2.º trimestre e também por meio do estudo de mapeamento da diáspora cabo-verdiana). Enfatizou ainda que é ambição do INE, futuramente, realizar o IMC quatro vezes por ano, em vez de duas, permitindo assim a obtenção de informações o mais oportunas possíveis.
O IMC do 2º trimestre de 2025 decorrerá entre abril e junho deste ano, com o propósito de disponibilizar às autoridades públicas e privadas, bem como a outros utilizadores, um conjunto de informações e indicadores relevantes para o acompanhamento e avaliação de políticas e programas públicos, em especial os relacionados com o Programa Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Este inquérito será realizado junto de uma amostra de 9.918 agregados familiares residentes, abrangendo todas as pessoas que os compõem. Para além dos módulos-base, como Demografia, Condições de Vida, Mercado de Trabalho, Outras Formas de Trabalho, Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, conforme destacado anteriormente, será introduzido um novo módulo: Aspirações dos Jovens Cabo-Verdianos.
Este novo módulo visa recolher dados sobre as competências dos jovens cabo-verdianos, as oportunidades de trabalho, a perceção dos jovens sobre as políticas públicas e as perspetivas de desenvolvimento do país, bem como as suas perspetivas futuras, e é dirigido aos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos, residentes nos agregados familiares selecionados.
Estatisticas por Temas Relacionados:
-
Condições de Vida
-
Mercado de trabalho