Boletim Informativo 1º Trimestre de 2013

O INE põe à disposição do público mais um número do seu Boletim Informativo com o propósito de dar-vos a conhecer um pouco das principais actividades realizadas no trimestre findo.

 Como terão oportunidade de constatar foi um trimestre de muitas realizações. O INE recebeu uma importante missão do Banco Africano de Desenvolvimento chefiada pelo Director das Estatísticas daquela instituição, tendo sido acordadas várias acções, com destaque para um importante donativo concedido para as actividades estatísticas, que será canalizado fundamentalmente para a realização do Inquérito às Despesas e Receitas Familiares e para a área informática. Também ficou acordado a implementação do DATAPORTAL – Plataforma Online de Difusão, sendo que este último já se encontra em fase de implementação.

 Outra importante missão foi o da Delegação do Instituto de Estatística e Estudos Económicos do Luxemburgo (STATEC), chefiada pelo seu Director-Geral Adjunto. Esta missão teve como propósito discutir com o INE as áreas de interesse para uma futura cooperação institucional e preparar a discussão entre o Director-Geral do STATEC e o Presidente do INE. No seguimento desta visita, a referida discussão aconteceu em Nova Iorque à margem da 44ª Sessão da Comissão de Estatística das Nações Unidas, onde ficou acordado a assinatura de um protocolo, na Praia no mês de Maio do Corrente Ano.

 A nível de coordenação de actividades futuras, foi apresentado e aprovado no seio do Conselho Nacional de Estatística a Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística para 2012-2016 (ENDE), este constitui um importante instrumento de coordenação da actividade estatística nacional e de diálogo com os parceiros. É de realçar que a ENDE foi elaborada pelo INE, com um forte envolvimento dos Parceiros de Desenvolvimento de Cabo Verde e dos órgãos productores de estatísticas oficiais.

 Finalmente, e não menos digno de realce, no mês de Março, Mês da Mulher, o INE e o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG) assinaram um protocolo de colaboração com vista a dinamizar as estatísticas sensíveis ao género, e lançaram em parceria com a ONU Mulheres a 2ª Publicação Mulheres e Homens em Cabo Verde, Factos e Números, que sintetiza um conjunto de informações relevantes em prol da problemática do género no país.

ICIEG

anexos

FicheiroTamanho do ficheiroDownloads
Boletim 1º Trimestre 20132 MB 6


Relacionados