Boletim Informativo 3º trimestre de 2013

É com muita satisfação que o Instituto Nacional de Estatística (INE) coloca à vossa disposição mais um número do seu Boletim Informativo. Trata-se de um instrumento de divulgação das principais actividades do INE no trimestre findo.
Como se depreende da síntese apresentada no documento, foi um trimestre rico em realizações. Em termos dos resultados, destacamos a disseminação dos dados referentes aos seguintes produtos: Índice do Preços no Consumidor (IPC); Estatísticas do Turismo, referentes ao inquérito à movimentação dos hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros; Estatísticas do Comércio Externo; Conjuntura no Consumidor; Conjuntura às Empresas; Contas Nacionais 2011 com o Sistema de Contas Nacionais 1993 (SCN93) e retropolação da série e do Produto Interno Bruto (PIB) 1990-2006.
No que tange às operações em curso, destaca-se a realização do Inquérito Multi-Objectivo Contínuo (IMC) 2013, onde para além dos módulos Emprego e Condições de vida das Famílias, foram introduzidos os Módulos Práticas Familiares; Migrações; Governança; Paz e Segurança (GPS).
No período em análise, foi realizado o IV Recenseamento Empresarial, em que pela primeira vez foram georreferenciadas todas as empresas existentes, permitindo assim no futuro análises especializadas.
Em termos de Noticia e Cooperação, destaca-se a vinda de uma Missão Técnica do Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD) a Cabo Verde, no âmbito da preparação do Inquérito às Despesas e Receitas Familiares (IDRF); a realização de mais um encontro com os utilizadores do IDRF; a participação do INE em Abidjan na reunião dos Diretores Gerais dos INE´S da CEDEAO e dos Ministros da Tutela da Estatísticas da Sub-região.
Nota-se também que no trimestre findo, o INE recebeu uma importante Delegação de Burkina Faso, constituída por 9 elementos e que teve por objetivo beber um pouco da nossa experiência em alguns domínios, com ênfase na preparação e realização do Censo.
O INE recebeu mais uma missão de Peritos de Marrocos com vista a finalizar o Sistema CAPI que já está em funcionamento.
Em termos do Artigo, destaca-se neste número a Estratégia da Harmonização das Estatísticas em Africa (SHASA), onde a GPS, primeira componente desta estratégica, faz parte de um dos módulos do IMC.

Shasha



Relacionados