BOLETIM INFORMATIVO 3º TRIMESTRE DE 2019

O Boletim do INE (BINE) n.º 27 apresenta uma síntese das principais atividades desenvolvidas no 3º trimestre de 2019.  Informa-nos sobre o que foi noticia, os eventos realizados, as operações em curso, e os resultados das estatísticas divulgadas durante esse trimestre.

Das estatísticas disseminadas, salientam-se os resultados das estatísticas corrente como conjuntura nas empresas, conjuntura no consumidor, contas nacionais trimestrais, índice de produção na construção, estatísticas dos transportes, estatísticas do turismo, indicadores de atividade do sector de serviço, comercio externo todos referente ao 2º trimestre de 2019; o IPC referente ao 3º trimestre de 2019, o índice de comércio externo de junho a agosto de 2019, entre outros.

No concernente à operação em curso, destacam-se a realização do Recenseamento Piloto que consistiu em testar todos os procedimentos metodológicos e administrativos, introduzir as alterações de melhorias, para a fase principal de recolha de dados do RGPH-2020; o Inquérito Nutricional de Cabo Verde realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) em colaboração técnica com a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS)  e INE, na qualidade de responsável técnica na recolha e tratamento de dados; e o Inquérito Pecuária que constitui  numa série de inquéritos temáticos, realizado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, com apoio técnico-metodológico do INE.

Em termos de noticias, é de salientar a visita de uma delegação do INE de Angola no domínio do recenseamento empresarial; a realização pelo Grupo Praia em Estatísticas de Governança, em parceria com o PNUD e o IRD-DIAL, de um encontro paralelo à margem do High Level Political Fórum 2019; apresentação dos resultados do módulo Acesso e Consumo de Comunicação Social em Cabo Verde; apresentação da Síntese de Indicadores Económicos e Financeiros e visita às instalações do INE no âmbito da Formação em Eficiência Energética.

Salienta-se neste número a primeira Reunião com os Parceiros do INE, no âmbito do RGPH-2020, com o objetivo de efetuar o balanço das atividades desenvolvidas até a presente data, apresentar e discutir as próximas etapas do projeto.

O INE apesentou, em setembro, um novo produto denominado “Síntese de Indicadores Económicos e Financeiros”, constituído por um leque alargado de indicadores, baseados em dados económicos e financeiros. O Boletim Informativo do INE, fez uma entrevista ao Responsável deste novo produto, Dr. Janecas Fortes.

anexos

FicheiroTamanho do ficheiroDownloads
BOLETIM INFORMATIVO 3º TRIMESTRE DE 20192 MB 10


Relacionados