FORMAÇÃO DE RECENSEADORES DO V RECENSEAMENTO GERLA DA POPULAÇÃO E HABITAÇÃO (RGPH-2021)

Decorre de 25 de maio a 11 de junho de 2021, a formação dos Recenseadores, no âmbito da preparação do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021).

Esta formação abrange cerca de 1640 recenseadores em cerca de 55 salas de formação em todos os concelhos do país, cujos objetivos é de capacitá-los no domínio dos conceitos, definições, metodologia e procedimentos associados a este tipo de operação estatística; nas boas práticas de recolha de dados no terreno com vista a produção de dados de qualidade; e por último inventariar todos os problemas relacionados com a formação dos agentes de terreno, e a recolha de dados junto dos agregados familiares.

Já foram formados, de 28 e abril a 13 de maio, 110 Supervisores/Formadores de todos os concelhos, de forma centralizada na Praia, que irão agora ministrar a formação desses recenseadores. Estes formadores irão ser apoiados tecnicamente pelos técnicos do INE envolvidos neste processo.

O RGPH-2021 é uma operação estatística que permite contar e caraterizar toda a população cabo-verdiana e estrangeira (crianças, jovens e idosos) que se encontra a viver ou de visita em Cabo Verde, num determinado momento e, ainda, permite também contar, georreferenciar e caracterizar todos os edifícios, alojamentos e agregados familiares existentes no país.

A recolha principal do V Recenseamento Geral da população e Habitação (RGPH-2021) terá lugar de 16 a 30 de junho, em todo o território nacional e será recenseada toda a população que no momento da recolha de dados se encontrar no território nacional, quer nos alojamentos familiares quer nos coletivos.

A abertura oficial da referida formação foi feita, através de uma conferência de imprensa realizada no dia 24 de maio, pelo Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges e pela Coordenadora Técnica do V RGPH 2021, Dra. Maria de Lurdes Lopes.