Parcerias

O Instituto Nacional de Estatística (INE) realiza, de 15 a 30 de junho de 2020, o V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2020). É a mais complexa e custosa operação estatística realizada no país. O RGPH-2020 é uma prioridade Nacional, no quadro do Plano Estratégico do Desenvolvimento Sustentável (PEDS) e da Agenda Estatística para o Desenvolvimento (ENDE) 2017-2021. Responde os compromissos internacionais, as Agendas Mundial (2030) e Africana (2063).

Devido à sua complexidade, o RGPH-2020 é realizado através de diferentes atividades, ou seja, a Atualização Cartográfica e Pré-Recenseamento, o Recenseamento Piloto, a Recolha principal de dados, o Inquérito Pós-Censitário (IPC), a Análise e divulgação dos resultados.

A realização de todas essas atividades impõe investimentos avultados. Neste sentido, o INE realizou, em 2018, uma mesa redonda com os principais parceiros de desenvolvimento para solicitar apoio financeiro e técnico para o RGPH-2020.

Neste encontro foi apresentado o projeto RGHP-2020 e analisado os diferentes cenários de financiamento. Os parceiros demostraram os seus domínios de intervenção e as diferentes propostas técnicas e financeiras foram objetos de concertação posterior.

Assim, para além do Governo de Cabo Verde, o INE conta, neste momento, com a parceria financeira da União Europeia, do Escritório Comum das Nações Unidas, da Cooperação Luxemburguesa e da Cooperação Espanhola.

Conheça os nossos principais parceiros do RGPH-2020: