INQUÉRITO PÓS-CENSITÁRIO

O IPC é uma recontagem dos edifícios, alojamentos, agregados familiares e indivíduos numa amostra representativa a nível nacional e tem como principal objetivo avaliar a cobertura e a qualidade de dados recolhidos durante o RGPH-2021.

 

 

Teve lugar nos dias 11 e 12 de agosto, na Praia, a formação dos agentes de terreno para o Inquérito Pós-Censitário (IPC), dirigida aos agentes da Praia e dos restantes concelhos do interior de Santiago. Nos outros concelhos, S. Vicente, Sal, S. Filipe, Sta Catarina do Fogo, Porto Novo, Paul e Ribeira Grande de Sto Antão, essa formação foi ministrada no dia 13 de agosto do corrente ano.
O IPC é um inquérito que consiste em avaliar a cobertura do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021), bem como medir a qualidade do conteúdo recolhido para algumas variáveis ligadas à estrutura da população (sexo e idade).
O IPC é um inquérito por amostragem com representatividade a nível nacional, sendo que a fase de recolha far-se-á a nível dos Distritos de Recenseamentos (DR´s) selecionados. Nos DR´s escolhidos inquirir-se-á todas as quatro unidades estatísticas (edifício, alojamento, agregado familiar e indivíduo).

Decorreu de 16 a 30 de agosto o Inquérito Pós-Censitário, inquérito este que consistiu em avaliar a cobertura do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021), bem como medir a qualidade do conteúdo recolhido para algumas variáveis ligadas à estrutura da população (sexo e idade).

A recolha foi realizada através de entrevista direta junto dos representantes dos agregados familiares.  Abrangerá todos os indivíduos (cabo-verdianos e estrangeiros) residentes presentes ou ausentes nos agregados familiares dos DR’s-amostra, sendo as respostas registadas no dispositivo móvel. Foram selecionados 65 distritos de recenseamento para a realização deste inquérito