PRESIDENTE DO INE E VICE-PRIMEIRO MINISTRO RECEBIDOS EM AUDIÊNCIA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA NO ÂMBITO DO RGPH-2021

No âmbito das atividades preparatórias do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021), foram programadas um conjunto de encontros com as Altas Entidades do País no sentido de solicitar o apoio na campanha de sensibilização da população.

Neste contexto, o Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges e o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Dr. Olavo Correia, enquanto tutela do INE, foram recebidos hoje, dia 28 de maio, pela Sua. Excia., o Sr. Presidente da República, Doutor Jorge Carlos Fonseca.

Durante a audiência, foram apresentados os trabalhos já realizados, os em curso e os previstos, com destaque para os aspetos relacionados com a metodológica, informática, logística, formação dos agentes, comunicação e campanha de sensibilização, assim como os custos envolvidos nesta operação e as parcerias nacionais (Governo de Cabo Verde) e internacionais (Cooperação Luxemburguesa, União Europeia, Cooperação Espanhola e Escritório Conjunto das Nações Unidas – PNUD, FNUAP e UNCEF).  Referiu-se ainda que esta importante operação estatística será realizada com total segurança do ponto de vista sanitário, com adoção de normas de segurança e que todos os protocolos serão observados numa parceria com todos as instituições nacionais relevantes nesta matéria. Por último, ficou programada uma comunicação à nação por parte da Sua Excia., Sr. Presidente da República, um dia antes da recolha de dados no terreno, ou seja, no dia 15 de junho.