Recolha Principal

É uma atividade que consite em recolher informações sobre todos os edifícios, alojamentos, agregados familiares e indivíduos, sem omissão ou duplicação.  A sua realização é a fase principal do RGPH-2021, e terá lugar de 16 a 30 de Junho de 2021, em todo o país. Espera-se ter todos os edifícios, alojamentos e indivíduos sejam recenseados a nível da menor divisão administrativa do país

Teve lugar de 28 de abril e decorrerá até a 13 de maio a formação de Formadores/Supervisores, de forma centralizada na Praia, com o objetivo de capacitá-los com vista a poderem cumprir da melhor forma as suas tarefas durante a fase de formação dos Agentes Recenseadores e Controladores, assim como, durante a recolha de dados. Foram formados cerca de 110 Formadores/Supervisores.

Também teve lugar, de 28 de maio a 11 de junho, em todos os concelhos do país, a  formação de 1640 recenseadores em cerca de 55 salas de formação, com o objectivo de capacitá-los no domínio dos conceitos, definições, metodologia e procedimentos associados a este tipo de operação estatística; nas boas práticas de recolha de dados no terreno com vista a produção de dados de qualidade.

Decorreu de 16 a 30 de junho, com prologamento até 07 de julho de 2021, o V Recenseamento Geral da População e Habitação. Esta operação abrangeu todo o território nacional e fornecerá informações demográficas e socioeconómicas desagregadas até ao nível de zonas e lugares.

Foi executado através de um conjunto de operações que compreende, entre outras, a recolha de dados no terreno em todos os concelhos do país com o objetivo principal de recolher informações sobre todos os edifícios, alojamentos, agregados familiares e indivíduos a nível da menor divisão administrativa do país. Para a realização desta operação, foi realizada uma ampla campanha de sensibilização que garantiu a aderência da população e o sucesso desta operação.