Índice de Preços no Consumidor Nacional – Janeiro de 2019

Em Janeiro a taxa de inflação foi de 1,2%
No mês de Janeiro o nível médio dos preços manteve-se face a Dezembro (a taxa de variação mensal foi de 0,0%), apresentando um comportamento idêntico ao observado no mês homologo do ano anterior.
A taxa de variação homóloga foi de 0,9%, 0,1 p.p. inferior ao valor registado no mês anterior, mantendo o movimento de desaceleração que se iniciou em Dezembro de 2018.
A variação média dos últimos doze meses situou-se em 1,2%, inferior em 0,1 p.p. face à observada no em Dezembro de 2018. Este resultado situa-se ao nível do que o indicador vem apresentado desde o segundo trimestre de 2018 que denota uma estagnação na taxa de variação média dos últimos doze meses em torno de 1,1%.
O indicador de inflação subjacente registou uma variação mensal de 0,5% superior em 0,2 p.p. face ao mês anterior e 0,6 p.p. face à observada no mês homólogo. A taxa de variação homóloga deste indicador foi de 1,2% prolongando a tendência de aceleração que se iniciou a partir de Outubro de 2018. Este movimento resulta do perfil de quebra que se vem observando na variação homóloga dos preços da Energia. Note-se que em Janeiro e no mês anterior a taxa de variação homóloga do agregado Energia atingiu valores negativos (-2,1% e -0,6% respectivamente).

anexos

FicheiroTamanho do ficheiroDownloads
IPC janeiro de 2019503 KB 9


Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Inflação
  • IPC

Relacionados