ABERTURA DA FORMAÇÃO DOS AGENTES DE TERRENO DO IV INQUÉRITO ÀS DESPESAS E RECEITAS FAMILIARES (IV IDRF)

Terá lugar, hoje, 28 de novembro, a sessão de abertura da formação dos Agentes de Terreno do IV Inquérito às Despesas e Receitas Familiares (IV IDRF), que contou com a presença da Representante do Banco Mundial, Dra Eneida Fernandes, Sr. Encarregado de Negócios da Embaixada de Luxemburgo, Dr. Thomas Barbancey e o Sr. Vice-Presidente do INE, Dr. Fernando Rocha.  As intervenções centraram-se nos objetivos do IDRF, na sua importância para o país e no engajamento, profissionalismo e compromisso dos formandos neste inquérito.

É importante informar que as atividades preparatórias iniciaram em 2021, tendo já realizado o Inquérito Piloto e está em fase de preparar a recolha principal. Uma das etapas é a formação dos agentes de terreno que consiste em capacitar esses agentes no domínio dos conceitos, definições, metodologia e procedimentos associados a este tipo de operação estatística e nas boas práticas de recolha de dados no terreno, com vista a produção de dados de qualidade. Esta formação decorrerá de 28 de novembro a 13 de dezembro, na Praia, para os agentes de todos os concelhos do país.

É importante realçar que este inquérito será realizado, de dezembro de 2022 a dezembro de 2023, junto às famílias com o objetivo de recolher informações que permitam conhecer o nível e a estrutura das despesas de consumo e das receitas das famílias cabo-verdianas e estimar a taxa de pobreza no país. 

O IV IDRF enquadra-se nas operações estatísticas prioritárias da agenda estatística para o desenvolvimento 2022 a 2026 e do projeto regional de Harmonização das Estatísticas em Africa Ocidental, financiado pelo Banco Mundial. A sua realização irá contribuir para a consumação do objetivo global de assegurar a melhoria qualitativa e quantitativa da produção e difusão da informação estatística oficial, através da adequação da produção estatística à agenda de desenvolvimento do país contemplada no Plano de Desenvolvimento Estratégico e Sustentável (PEDS) e ao seguimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2063 para África.



Relacionados