ABERTURA DE FORMAÇÃO DOS AGENTES DE TERRENO DO INQUÉRITO A INCLUSÃO FINANCEIRA (IIF)

O Instituto Nacional de Estatística (INE), conjuntamente com o Banco de Cabo Verde, realiza de 22 a 27 de maio do corrente ano, a formação dos agentes de terreno para o  Inquérito a inclusão Financeira (IIF).

A sessão de abertura teve lugar na Praia e foi presidida pelo Sr. Administrador  do Banco de Cabo Verde, Dr. Elis Pereira e pelo Sr. Vice-presidente do INE, Dr. Fernando Rocha, que enfatizaram, nas suas interevençõs,  a importância da realização deste inquérito, a responsabilidade dos agentes no terreno, não só mas também, o engajamento  de todos  nessa operação estatística.

É importante informar que o IIF é uma operação estatística realizada, por amostragem, que consiste na recolha, tratamento, análise e difusão dos dados demográficas e socio-economicas do agregado, informações sobre rendimento, Inclusão ao Sistema financeiro, produtos e serviços financeiros, acesso e utilização de serviços digitais e dinheiro móvel, gestão de contas bancárias e instituições de micro finanças, planeamento de despesas e poupança, remessas, rendimentos, seguradora e escolha de conhecimento das fontes de informação.

Os dados a serem recolhidos serão importantes porque permitem conhecer o nível de acesso e utilização dos serviços financeiros por parte da população residente, e os constrangimentos e barreiras que dificultam o acesso aos serviços financeiros, planeamento das despesas e poupança, (atendimento, internet banking, rede Vint 4; etc.), envio e recebimento de quantias monetárias, entre outros.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados