Apresentação e Socialização do Grupo Praia no ISCEE

O INE realizou no dia 13 de junho em parceria com o Instituto superior de Ciências e Económicas e Empresarias (ISCEE), uma apresentação do “Grupo Praia”, no âmbito da Socialização junto das Instituições do Ensino Superior, onde foi abordado alguns conceitos de Governança e sua forma de mensuração.

O Objetivo da Socialização foi de 1) dar a conhecer a existência do Grupo Praia em Estatísticas de Governança, traçando um historial da sua criação, os objetivos, o âmbito, a estrutura e a sua ancoragem nas Nações Unidas; 2) promover nos interessados uma discussão com especialistas nacionais em matéria de Estatistica da Governança.

Durante a apresentação, a Dra. Sílvia Rocco, diretora do ISCEE, Polo da Praia, afirmou que este projeto se trata de um trabalho complexo e de extrema importância para todos, pois a boa governança tem implicações no bem-estar social e permite avaliar até que ponto o Estado está realmente a cumprir com as suas funções essências ao serviço dos cidadãos. O contributo do ISCEE será através da colaboração de dois docentes, que será representado pela Dra. Sara Lopes e pelo Dr. José Lopes, para, em conjunto com o INE trabalharem o documento metodológico.

Na intervenção do senhor Presidente do INE, viu-se a importância de ter uma rede de investigadores na área de Estatística da Governança, por ser um desafio muito grande que não deverá ficar apenas o INE trabalhar uma matéria tão importante como a Governança. Por isso, o INE decidiu começar a partilhar com as universidades, por considerar que este é o melhor espaço de discussão dessa matéria, para poder identificar possíveis investigadores interessados em trabalhar este tema.

Durante o encontro, fez-se a apresentação do Grupo Praia e o enquadramento da referida socialização e, na sequência, foi aberta a discussão para colocação de dúvidas e esclarecimentos.

Finalizou-se, relembrando que até março de 2020, o Grupo Praia tem de trabalhar na consolidação e apresentação de um Manual a ser utilizado para produzir as estatísticas oficiais sobre Governança, por isso queremos partilhar, ouvir as opiniões e socializar este projeto.

DSCF2939DSCF2960 DSCF2979



Relacionados