- 12 Julho, 2022
O INE realizou, hoje, 12 de julho, o Atelier de socialização do Projecto MasterData, com o objetivo de consciencializar as instituições da importância desta iniciativa para o país no concernente à produção de estatísticas oficiais, bem na definição do papel que cada tem neste projeto. Estiveram presentes neste evento representantes dos Órgão Produtores de Estatísticas Oficiais, dos Órgão Delegados do INE (ODINES) e outras instituições produtores de dados estatísticos. A sessão de abertura foi presidida pelo Presidente do Conselho Diretivo, Dr. João de Pina Cardoso.
A apresentação do projeto esteve a cargo do Dr. Bruno Barros que incidiu sobre enquadramento e justificativa do projeto, componente técnico e principais fontes de fornecimento de dados. No final, foi discutido os mecanismos a serem criados para a partilha dos micro-dados, e esta parte foi conduzida pelo Dr. Danilton Tavares e Dr. Bruno Barros.
É importante realçar que Cabo Verde tem investido muito em tecnologias de informação e comunicação (TIC), abrindo novos horizontes a nível de recolha, gestão de dados e disponibilização de dados administrativos de qualidade. A conjuntura vivida atualmente em Cabo Verde (desenvolvimento das TIC´s, escassez recursos financeiros e desenvolvimento técnico de profissionais de estatística e informática), desafia aos órgão Produtores de Estatísticas Oficias (OPEO) a emigrar para a utilização de fontes administrativas na produção das estatísticas, visando a diminuição exponencial de custos de produção oferecendo estatísticas de melhor qualidade, com maior diversidade de indicadores e principalmente ter dados com uma periodicidade contínua.
Neste sentido, o INE está a desenvolver um projeto MsterData, projeto este que permitirá fazer a ligação e armazenamento de dados de diferentes fontes administrativas num único repositório de dados, dotando assim, o Sistema Estatistico Nacional (SEN) de uma ferramenta poderosíssima na disponibilização de microdados para analise, modelação e produção de indicadores. Todavia, para que o projeto funcione será fundamental ter a envolvência de todas as instituições/organizações proprietários dos registos administrativos.
Estatisticas por Temas Relacionados:
-
Outros
Relacionados
-
INE ASSINA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM CNDHC
12 Julho, 2024