CONFERENCIA DE PREPARAÇÃO DO FÓRUM POLITICO DE ALTO NÍVEL SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (FPHN) 2019 – SDG 16

O INECV participou, de 27 a 29 de maio, em Roma, na Conferencia de Preparação do Fórum Politico de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável (FPHN) 2019 – SDG 16, na pessoa do seu Vice-Presidente, Dr. Celso Soares, organizada pela Comissão Económica e Social das Nações Unidas e o IDLO. Esta conferencia consistiu numa atividade preparatória do fórum de alto nível sobre o desenvolvimento sustentável que decorrer em julho de 2019, em Nova York.

Durante a conferencia fez-se um ponto de situação dos progressos globalmente alcançados até aqui na implementação do ODS16; deu-se a partilha de conhecimentos, experiencias e das boas praticas; identificou-se os domínios de preocupação e as principais limitações dos países e instituições; sugestões de melhorias, através de parcerias, ações coordenadas a todos os níveis.

O Vice-Presidente do INE, Dr. Celso Soares, participou numa mesa redonda com o Vice-Presidente do INEGI do México, Representante da Sociedade Civil e Universidade, em que interveio no seguinte: “Talking Points for Celso Ribeiro, Vice President, National Statistics Institute of Cabo Verde; Plenary roundtable: Reporting on SDG 16: Data gaps, challenges and opportunities”.

No final, estabeleceu-se como recomendação a utilização dos canais de comunicação interna de forma a partilhar experiencias e sinergias, envolvendo todos; que devem ser aprimoradas e intensificada a comunicação intra país e inter países, parceiros, sociedade civil, universidades e foi identificada a necessidade de garantir e reforçar a estratégia de monitoramento e avaliação da implementação dos ODS. Foi ressaltada, ainda, a importância de estratégias no plano de trabalho para engajar parceiros de desenvolvimento e possibilitar o financiamento e a sustentabilidade do projeto. Uma das grandes constatações consiste na sustentabilidade futura. Neste sentido sugeriu-se a realização dum evento próprio no país com os principais parceiros de forma a garantir a continuidade pós agenda.

IMG-6ede8e5bd67cf1dd7a38c380d1611a35-V IMG-81354e64fd3b19b8bb0bca7497aaa2fe-V



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados