Encontro Nacional dos Pontos Focais Estatísticas Vitais do M. Saúde

O INE participou, de 13 a 15 de Maio, no Encontro Nacional dos Pontos Focais para as Estatísticas Vitais das Delegacias de Saúde e Hospitais com o objectivo de capacitar os técnicos responsáveis pela gestão das estatísticas ao nível das estruturas de saúde.

Um grande desafio da Direcção Nacional da Saúde (DNS), para este ano, é a elaboração e divulgação de um boletim trimestral das estatísticas vitais, que passa necessariamente por um envio atempado e regular das estatísticas das estruturas de saúde de todo o país para o Ministério da Saúde.

Para a produção de estatísticas vitais é essencial a colaboração de três instituições a saber INE, a Direcção dos Registos Notariado e Identificação (RNI) e o Ministério da Saúde através da Direcção nacional de Saúde, o serviço de Vigilância Integrada e Respostas às Epidemias e todas as estruturas de Saúde do país, nesta óptica todos estiveram presentes no encontro.

A sessão de abertura coube a Sra. Ministra do Estado e da Saúde e também estiveram na mesa e proferiram um discurso, o Sr. Representante da OMS, o Sr. Director Nacional da Saúde, o Sr. Presidente do INE e a Sra. Directora do RNI.

O INE participou no segundo painel sobre o tema Estatísticas Vitais: Mortalidade e Esperança de Vida-Importância e Dificuldades, onde apresentou os principais resultados dessas estatísticas, as dificuldades e os desafios que a produção dessas estatísticas impõe.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Saúde

Relacionados