Exposição de Publicações do Sistema Estatístico Nacional

No âmbito da comemoração do Dia Africano de Estatística que este ano se celebra sob o lema “Estatísticas oficiais de alta qualidade para garantir a transparência, a boa governação e o desenvolvimento inclusivo”, o INE realiza de 12 a 16 de novembro, no Paços do Concelho da Praia, uma Exposição de Publicações Estatísticas do Sistema Estatístico Nacional.

A sessão de abertura desta exposição teve lugar no dia 12 de novembro e contou com a participação do Presidente do INE, Osvaldo Borges, Presidente do Conselho Nacional de Estatística (CNEST), Raimundo Lopes e o Represente das Nações Unidas, Luca Monge Roffarello.

O Sr. Presidente do INE deu breves palavras de boas-vindas enfatizando a importância desta exposição como forma de incentivar a utilização da informação estatística pelos utilizadores, promovendo, assim, a cultura estatística. Realçou também que “isto tudo foi graças a um conjunto de parceiros de desenvolvimento que nos tem apoiado, designadamente a União Europeia, Nações Unidas, Cooperação Luxemburguesa, Cooperação Espanhola, IBGE do Brasil, várias Embaixadas, para que hoje possamos fazer esta primeira exposição.”

Na sua intervenção, o Presidente do CNEST salientou que “gostaria de felicitar ao INE e a todos os órgãos produtores de estatísticas oficiais pela ousadia de fazer a exposição pública dos dados do Sistema Estatístico Nacional (SEN). Tratando-se da primeira exposição de publicações do SEN, seguramente a expetativa pode ser modesta, mas futuramente iremos ter uma atividade mais abrangente, que poderá passar por uma feira de publicações não só de SEN, mas também de outras instituições que produzem informações estatísticas.”

 O Represente das Nações Unidas no seu discurso de abertura referiu que “a produção e disponibilização de estatísticas de qualidade continua a ser um desafio para o continente Africano inclusive para Cabo Verde. Com efeito, apesar dos progressos consideráveis em matéria produção de estatísticas em Cabo Verde, ainda, há espaços para melhorar a qualidade e a periodicidade da produção e difusão, aumentando assim o seu uso e levando a uma participação responsável na implementação de políticas e programas”.

Na terceira Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística denominada “ENDE 2017 a 2021” foi identificada a necessidade de estabelecer um diálogo permanente entre os produtores e utilizadores de estatísticas oficiais. Assim estabeleceu-se como prioritário a realização de várias atividades para reforçar esse diálogo, sendo uma delas a Exposição Publicações do Sistema Estatístico Nacional, como forma de aproximar cada vez mais os produtores e os utilizadores de informação estatística e incentivar o desenvolvimento da cultura estatística.

_1100980Foto _1111030Foto

_1111183Foto _1111196Foto

 

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados