FMI – AFRITAC WEST 2 REALIZA WORSHOP SOBRE TABELA RECURSOS EMPREGO (TRE) EM Cabo Verde

O Centro Regional de Assistência Técnica do FMI África Oeste 2 (AFRITAC West 2), realiza de 10 a 14 de outubro, em Cabo Verde, um Workshop sobre Tabela Recursos Emprego (TRE). Participam neste workshop técnicos de Contas Nacionais de 6 países da África do Oeste, nomeadamente: Cabo Verde, Gâmbia, Gana, Libéria, Nigéria e Serra Leoa.

A sessão de abertura foi presidida pelo Presidente do INE, Dr. João de Pina Cardoso, e contou com a participação da Coordenadora do Projeto Estatistico de AFRITAC, Dra Elirjeta Pepaj e pelo Formador, Dr. Sleve Drew.

O workshop centra na compilação de Tabela Recursos Emprego (TRE) para promover as melhores práticas e padrões internacionais, bem como reforçar o conhecimento dos participantes sobre os conceitos e métodos na compilação da TRE.

A formação incide sobre questões conceituais e de desenvolvimento da TRE e desafios relacionados à preparação de fonte de dados, procedimentos de equilíbrio e produção da TRE a preços correntes e constantes; e identificação e discussão dos problemas de compilação da TRE nos países membro do AFRITAC West 2.

É importante realçar que, o Centro Regional Africano de Assistência Técnica na África Ocidental (AFRITAC West 2) é um esforço de colaboração entre o Fundo Monetário Internacional (FMI), os países beneficiários e vários parceiros bilaterais e multilaterais . Surgiu do apelo dos líderes africanos ao FMI da necessidade de se concentrar esforços na assistência e capacitação dos países nas principais áreas macroeconómicas e gestão financeira. Nesta ótica, a missão do AFRITAC West 2 é elaborar e implementar políticas macroeconómicas e financeiras que promovam o crescimento e a redução da pobreza. Neste momento, o AFRITAC West 2 dá assistência técnica e ministra formações aos países como Cabo Verde, Gâmbia, Gana, Libéria, Nigéria e Serra Leoa.

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • PIB e Componentes (Annual)

Relacionados