- 1 Outubro, 2018
O INE realiza, de 01 a 05 de outubro, uma formação em Estatística dirigida aos técnicos dos Órgãos do Sistema Estatístico Nacional (SEN), com o intuito de capacitar os atores e agentes do sistema na produção, análise e interpretação de dados estatístico, no âmbito de um dos objetivos estratégicos da Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Estatística (ENDE 2017-2021) que propõe “integrar todos os produtores públicos de informação estatística do país no seio de um sistema único, suportado por um quadro jurídico e institucional moderno e devidamente coordenado”.
O diagnóstico efetuado sobre o estado do Sistema Estatístico Nacional constatou a necessidade de capacitar os órgãos do SEN em técnicas e ferramentas estatísticas, permitindo, assim, uma melhoria na produção e qualidade dos dados estatísticos.
A sessão de abertura foi proferida pelo Presidente do Conselho Nacional de Estatística (CNEST), Raimundo Lopes, e com a presença do Presidente do INE, Osvaldo Borges.
Na sua intervenção, o Presidente do INE enfatizou que “para nós esta formação enquadra-se na agenda estatística. Nós definimos um documento estratégico para o período 2017 a 2021 e, por isso, o INE e os Órgãos Produtores devem começar a realizar as suas atividades. Daqui a um ano, esta Agenda será alvo de avaliação interna e externa. Todo os órgãos aqui presentes devem planear e calendarizar as suas atividades e, juntamente com o INE e os parceiros, devem procurar os recursos para implementação dessas ações.”
No seu discurso de abertura, o Presidente do CNEST realçou que “esta ação de formação está enquadrada dentro da Estratégia Nacional para Desenvolvimento de Estatística 2017-2021, que tem como objetivo dotar o Sistema Estatístico Nacional de quadros bem treinados e recursos humanos motivados, considerando a formação dos RH ao nível do SEN fundamental para se garantir o desenvolvimento e a sustentabilidade de todo o Sistema Estatístico Nacional e, para a prossecução dos objetivos definidos na ENDE 2017-2021”.
Durante a formação irão ser ministrados vários módulos, a saber: Organização e lançamento de uma operação estatística, Técnicas de apresentação e análise de dados, Métodos de recolha e controlo de coerência, Difusão e comunicação e Uso das novas tecnologias na produção estatística.
Estatisticas por Temas Relacionados:
-
Outros
Relacionados
-
INE ASSINA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM CNDHC
12 Julho, 2024 -
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA (INE) REÚNE COM OS OPEOS
17 Junho, 2024