FORMAÇÃO EM ANONIMIZAÇÃO DE MICRO-DADOS DIRIGIDO AOS TÉCNICOS DOS ÓRGÃOS PRODUTORES DE ESTATÍSTICAS SECTORIAIS

No âmbito do Projeto de Harmonização e Melhorias de Estatísticas na África Ocidental (HISWA) e enquadrado no Programa de Disseminação de Microdados em Cabo Verde, o INE, em parceria com o Banco Mundial, realiza de 12 a 21 de junho, uma ação de capacitação em Anonimização de Micro- dados, numa primeira fase, dirigido aos  técnicos dos Órgãos Produtores de Estatísticas Sectoriais e, numa segunda fase aos técnicos do INE (setembro de 2023).  Esta formação tem por objetivo capacitar os técnicos na aplicação dos métodos e ferramentas necessários às fases cruciais do processo de disseminação dos micro-dados: anonimização dos micro-dados e elaboração dos respetivos metadados e documentação.

 A sessão de Abertura foi presidida pelo Presidente do INE, Dr. João de Pina Cardoso.

Como resultado deste programa, espera-se que o INE desenvolva um protocolo de anonimização com passos específicos para cada evento estatística (inquérito e censo). O desenvolvimento de uma política de divulgação para o INE e Órgãos Produtores de Estatísticas Setoriais incluiria quando os dados são divulgados e para quem (política de acesso).

O ciclo de vida de uma operação estatística finaliza na disseminação dos micro-dados estatísticos, sendo ela uma das missões do INE. Porém, pelos termos da lei, os micro-dados devem ser postos à disposição dos utilizadores apenas se forem anonimizados, ao ponto de não ser possível a identificação das unidades estatísticas. Adicionalmente, a divulgação de micro-dados requer a preparação dos respetivos metadados e documentação que deverão ser publicados juntamente com os micro-dados.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados