INE acolhe missão de OCDE

O INE acolheu no dia 02 de agosto, a missão de OCDE, da Direcção de Cooperação para Desenvolvimento, constituída pelo Sr. Olivier CATTANEO (Head of Unit, Policy Analysis and Strategy Development Co-operation Directorate) e pela Sra. Rachel Morris.

Como um Estado Insular com pequenas ilhas, Cabo Verde enfrenta vários desafios de desenvolvimento e financiamento que são influenciados pelo seu pequeno tamanho, afastamento e vulnerabilidade a eventos relacionados com o clima. Apesar destes desafios, Cabo Verde tem conseguido registrar uma boa trajetória de desenvolvimento nos últimos anos, o que também levou à sua graduação no status de País Menos Desenvolvido (PMD).

O objetivo desta missão a Cabo Verde é de recolher informações sobre as implicações da graduação de CV na dinâmica de mobilização do financiamento do desenvolvimento em Cabo Verde e tirar conclusões a respeito, bem como a identificação de novas oportunidades e mecanismos de financiamento adaptadas ao novo estatuto (PMD) e agenda do PEDS, em estreito alinhamento com a Agenda 2030.

Neste âmbito, a visita ao INE consistiu em conhecer os desafios e dificuldades que a instituição enfrenta no concernente à produção e divulgação de estatísticas e também conhecer os trabalhos desenvolvidos no referente aos ODS, para que possam   ter as bases para mesurar o nível de desenvolvimento do país após a sua graduação ao status PMD.

Durante a reunião foram-lhes apresentados os vários desafios que o INE tem neste momento, designadamente a implementação da ENDE 2017-2021, a realização do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2020), a mudança do ano de base do IPC para o ano 2018, a mudança para o novo SCN 2008, o Grupo Praia em Estatísticas da Governança, o Centros de Referência em Censos com Coleta Eletrónica de Dados em África, entre outros.  No concernente às dificuldades, referiu-se ao problema de financiamento da produção estatística que põe em causa a divulgação dos dados em tempo oportuno e com qualidade. Para colmatar este problema, o INE pretende, em breve, implementar o Fundo de Desenvolvimento Estatístico como forma de assegurar recursos financeiros adequados e duradouros destinados ao financiamento das atividades das estatísticas oficiais de todo o Sistema Estatístico Nacional.

Foto-1 Foto-3

Foto-4 Foto-8



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Governança Paz e Segurança
  • IPC
  • PIB e Componentes (Annual)
  • População e censo

Relacionados