INE assina protocolo de colaboração com a Direção Geral da Comunicação Social

O INE assinou, hoje, 04 de maio, um protocolo de colaboração com a Direção Geral da Comunicação Social, onde se estabelecem as bases para uma relação de cooperação mútua no domínio de recolha, tratamento e partilha de dados estatísticos, de documentação específica, promoção da investigação na área da comunicação social e formação.

Este ato contou com a presença do Sr. Ministro da Cultura e Industrias Criativas, Abraão Vicente, Sra. Diretora Geral da Comunicação Social (DGCS), Ineida Cabral e Sr. Presidente do INE, Osvaldo Borges.

Na sua intervenção, o Sr. Ministro da Cultura e Industrias Criativas, salientou que “estamos aqui a tentar criar um quadro onde, a partir de dados reais recolhidos por uma instituição que é autoridade na produção de dados estatísticos credíveis, possamos ter indicadores não só para avaliar o setor, como conhecer o órgão que tem maior notoriedade, canal com mais abrangência, etc.  Nós queremos recolher dados que nos permitam governar com politicas que possam, de fato, incrementar a efetividade dos órgãos de comunicação social, não só as públicas como as privadas.”

O Sr. Presidente do INE enfatizou que “iremos criar as condições técnicas, capacitar os nossos profissionais e discutir com a DGCS para que, no curto espaço de tempo, possamos realizar uma operação estatística conjunta que produza dados de qualidade sobre o setor da comunicação social em Cabo Verde, designadamente informações sobre a audiência, notoriedade e preferência, qualidade do órgão de comunicação social, entre outras.”

No seu discurso, a Sra. Diretora Geral da Comunicação Social referiu que “para poder cumprir a sua missão, torna-se imprescindível para a DGCS a produção e divulgação de estatísticas fiáveis e relevantes que contribuem para o conhecimento objetivo do setor, proporcionando um instrumento fundamental para a tomada de decisões ao nível das politicas públicas e das medidas de gestão das organizações do setor”.

Dentro em breve, será definido um plano de trabalho para materializar as intenções em ações concretas de ambas as partes.

Foto_-1 Foto_-6

Foto_-7 Foto_-9

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados