INE CELEBRA O DIA AFRICANO DE ESTATÍSTICA

O INE celebrou, hoje, 20 de novembro, o Dia Africano de Estatística, este ano sob o lema “Modernizar os ecossistemas de dados para acelerar a implementação da zona de livre comércio Continental Africano (ZLECAf): O Papel das Estatísticas Oficiais e dos Big Data na Transformação Económica e no Desenvolvimento Sustentável da África, lema este proposto pela Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA).

A sessão de abertura foi presidida pela sua Excelência a Sra. Gestora do Programa Crescimento inclusivo, Emprego, População e Juventude do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, Dra. Adelaide Ribeiro e contou com a intervenção do Senhor Presidente do Conselho Diretivo do INE, Dr. João de Pina Cardoso.

O lema deste ano é consistente com o tema do ano 2023 da União Africana “aceleração da implementação da zona de livre comércio Continental Africano (ZLECAf) e apela à modernização dos ecossistemas de dados sobre o continente para a produção e utilização de estatísticas oficias de alta qualidade e aproveitar as oportunidades dos grandes conjuntos de dados.

Tendo em conta os desafios internos que África enfrenta, além da perturbação económica devida à pandemia da COVID-19 e à guerra russa-ucraniana, a criação do vasto mercado regional de ZLECAf é uma grande oportunidade para ajudar os países africanos a diversificar as suas exportações e acelerar o seu crescimento e atrair investimento estrangeiro direto. A ZLECAf tem o potencial para tirar 30 milhões de pessoas da pobreza extrema, enquanto um terço da população africana vive em pobreza extrema. Além disso, o continente comprometeu-se na eliminação progressiva dos direitos aduaneiros sobre 90% das mercadorias e a redução das barreiras ao comércio de serviços com o objetivo de aumentar o rendimento de África em 450 mil milhões de dólares até 2035.

Durante a jornada foram  apresentados e debatidos 4 temas importantes, a saber:   “Comércio Externo entre os países da CEDEAO”, pela Dra Maria dos Anjos Gomes, Técnica do Departamento de Estatísticas Económica e Empresariais do INE;  “Balança de Pagamentos: Os Serviços CEDEAO”, pela Dra Rilde Fernandes, do Departamento de Estudos Económicos e Estatísticas do BCV; “Projeto Conta Satélite do Mar”, pela Dra Silvina Santos, Técnica do Departamento de Contas Nacionais do INE e “Financiamento e Produção de Estatísticas de Educação”, pelo Dr. Wilson Moreno, Diretor de Serviço de Estudos, Planeamento e Cooperação do M. Educação.

A sessão de encerramento foi presidiada pela sua Excelência a Sra. Vogal do Conselho Diretivo, Dra Annie Sanches.

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados