INE COMEMORA O DIA AFRICANO DE ESTATISTICA 18 DE NOVEMBRO DE 2022

O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou, hoje, 18 de novembro, no âmbito da comemoração do Dia Africano de Estatística, uma Jornada sob o lema «Reforçar o ecossistema de dados, modernizando a produção e a utilização das estatísticas agrícolas: informando políticas com vista a melhorar a resiliência da agricultura, da nutrição e da segurança alimentar em África», lema este proposto pela Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA). A sessão de abertura deste evento foi presidida pela Sua Excelência o Sr. Secretário de Estado das Finanças e contou com a presença do Presidente do CNEST, Dr. Carlos Mendes, Sr. Diretor do Departamento de Estatística Dr. Rafael Diez de Medina e o Sr. Presidente do INE, João de Pina Cardoso.

O lema foi consensualizado devido ao contexto em que o mundo e, particularmente, a África vive, impactado pelas crises e na eminencia do seu  agravamento devido às incertezas provocadas pelas guerras, um problema estrutural para a  África com forte impacto na fome, na paz e no bem-estar social, e por isso,  se  centralizou na modernização da produção de  estatísticas agrícolas e na sua utilização, estatísticas essas necessárias  para a   implementação de politicas que possam minimizar os efeitos dassa crise.

O papel central da agricultura no fornecimento da segurança alimentar ao povo africano e a resistência aos choques é ainda mais premente agora do que antes da pandemia do coronavírus (COVID19). Os quadros existentes a nível nacional, sub-regional, regional e a nível mundial, todos enfatizam o papel crucial da agricultura em África. Estes quadros incluem os planos nacionais de desenvolvimento dos Estados Membros, o Programa de Desenvolvimento Abrangente da Agricultura em África e o Grande Muro Verde para o Sara e a Iniciativa do Sahel. Como para a Agenda 2063: A África que Queremos, da União Africana, a sua aspiração primeira está centrada em alcançar uma África próspera baseada no crescimento inclusivo e no desenvolvimento sustentável, com Objetivo 5 dessa aspiração centrada na modernização da agricultura para aumentar a produtividade e a produção. Além disso, o Objetivo 2 da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 tem por objetivo acabar com a fome, alcançando a segurança alimentar e uma melhor nutrição e promovendo uma agricultura sustentável.

Uma melhor compreensão dos desafios e oportunidades envolvidos na realização de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados com a agricultura e as suas metas, requerem dados de alta qualidade e análise estatística para informar a tomada de decisões e a conceção de políticas. Embora esforços notáveis foram feitos no sentido de melhorar a disponibilidade de dados para indicadores relacionados com a agricultura, nutrição e segurança alimentar, há ainda muito a fazer na priorização dos processos de reforço e a melhoria dos sistemas estatísticos sobre a agricultura existentes em África.

Esta jornada foi organizada pelo INE, em parceria com a OIT, em que foram feitas várias apresentações sobre o lema proposto pelo INE e pelos Órgãos Produtores de Estatísticas Oficiais. Foi também socializado e provocado um debate técnico sobre a Resolução e diretivas da 19ª CIET, no que tangem ao trabalho, emprego, desemprego, subutilização da força de trabalho, nas outras formas de trabalho e na visibilidade dos trabalhos invisíveis.

 



Relacionados