INE Participa na VI Conferencia da CPLP e Reunião dos Presidentes e Directores Gerais dos INE’s da CPLP

Decorreu em Dili, de 08 a 10 de Junho, a VI Conferencia da CPLP e Reunião dos Presidentes e Directores Gerais dos INE’s da CPLP. Estiverem presentes nesse encontro o Director Geral da Estatística do Timor Leste e de S. Tomé e os Presidentes dos INE ‘s de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

No dia 08 de Junho, a convite do DG de Timor as delegações da VI Conferencia participarem no seminário promovido pela G7+ (Organização Intergovernamental de Países Afectados por Conflitos), intitulada “International Seminar ofthe Post 2015 MDGs and Data Revolution in the Contexto f the Development Goals (SDGS). A abertura oficial deste seminário coube ao Vice Ministro das Finanças de Timor Leste, e intervieram também na sessão a Sra. Ex. Ministra das Finanças de Timor Leste e o Sr. DG da Estatística do Timor Leste. O objectivo deste encontro foi debruçar sobre o ODS 16, particularmente analisar os desafios de como desenvolver acções sustentáveis em estados frágeis. O Presidente do INE de Cabo Verde foi convidado a fazer uma apresentação sobre o Grupo Praia em Estatística da Governança devido ao facto deste grupo apoiar o processo dos ODS 16. Na sua apresentação o Presidente do INE CV debruçou sobre os três projectos em que o INECV trabalha (nacional- instituições da Justiça; regional- SHASA GPS; global- Grupo Praia), o processo de criação de grupo Praia, os seus objectivos e actividades desenvolvidas e a desenvolver.

Em simultâneo a esse seminário, decorreu no período da tarde, o encontro dos Responsáveis da Cooperação dos INE’s da CPLP. O objectivo do encontro foi a partilha de experiencias entre os responsáveis desse serviço, especificamente no fomento a partilha de boas práticas e perspectivas; na partilha de informação acerca de acontecimentos relevantes da actividade estatística nacional; na possibilidade de estruturação de planos de acção comuns, baseados na reciprocidade e nos benefícios mútuos e promoção da especialização funcional em INEs sem Serviço Internacional específico.

A Reunião dos Presidentes e Directores Gerais dos INE’s da CPLP decorreu de 09 a 10 de Junho, e a abertura oficial foi feita pela Ex. Ministra das Finanças, a Sra. Emília Pires, e o DG do Timor Leste, Sr. António Freitas deu as boas-vindas aos participantes. O lema dessa reunião foi “ Juntos Desenvolvemos os Países da CPLP através da Utilização de Dados Estatísticos”

Durante esses dois dias tiveram varias sessões de trabalho e em cada sessão vários temas foram apresentados, a saber:

– Estatística como Suporte a Decisão- dentro dessa sessão foram apresentados os seguintes temas: “MPI/ Multidimensional Poverty Index”, pela Dra. Beariz Godoy, representante do Banco Mundial em Timor; “Dados Empresariais como contributo para as contas nacionais apresentada pela Dr. Darriam Collins, da Australian Bureau os Statistic; Dados Demográficos e Apoio da Agencia UNFPA para as Contas Nacionais” foi apresentado pelo Dr. Christophe Letranc, da Regional Office Bangkok/ Thailand.

– Na Agenda pós 2015 houve duas apresentações importantes a da representante da G7+, Sra Francesca Bomboko, e a do Presidente do INE de Cabo Verde, Sr. António Duarte, onde debruçaram sobre a importância da estatística na Agenda pós 2015 e o contributo do Grupo Praia para o ODS 16. Para além disso, o Presidente do INECV expôs sobre a Data Revolution, ou seja, sobre os seus componentes quais sejam a literacia estatísticas, o Big Data  e o uso das novas tecnologias na recolha dos dados. Esse tema suscitou grande debate devido ao conceito Big Data que para muitos ainda não é claro.

No dia 10 de Junho, a sessão de trabalho foi iniciado com a apresentação e aprovação da ordem de trabalho e Acta da Reunião anterior, que teve lugar em 2012, em Luanda, pelo Presidente Cessante, Dr. Camilo Ceita.

Nesse dia foram apresentados e debatidos vários temas a saber: o Balanço do Programa da Capacitação dos Palops e Timor Leste, Publicação Estatística da CPLP e o Projecto Estatísticas das Migrações, pelo INE de Portugal; Ronda dos Censos da População e Habitação, exposto por todos os países; Prioridade da Actividade Estatística dos INE’s da CPLP para 2015, onde cada país apresentou as suas prioridades para o ano em curso.

É de salientar que nas recomendações e conclusões, a VI Conferencia da CPLP congratulou o INE de Cabo Verde pelo prémio “Special Achievement in GIS Award Notification” que lhe foi atribuído pela ESRI (Environmental System Research Institute), de entre cerca de cem mil instituições avaliadas; e também apoiou o INECV pela iniciativa em liderar o “Grupo Praia em Estatísticas de Governança”.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados