INE realiza 1º Seminário de Consulta Nacional para o Lançamento do Processo de Elaboração da ENDE 2017-2021

O INE, enquanto coordenador da elaboração da Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE 2017-2021), realizou, no dia 15 de maio, o 1º Seminário de Consulta Nacional para o lançamento do processo de elaboração da ENDE 2017-2021. Neste seminário reuniu-se os produtores de estatística, os utilizadores e financiadores com o fito de divulgar a ENDE, apresentar o roteiro e dar inico ao processo do diagnostico.

A sessão de abertura foi presidida pela Sua Excia. o Sr. Presidente do Conselho Nacional de Estatística, Raimundo Lopes, com a presença do Sr. Presidente do INE, Osvaldo Borges, e o Sr. Vice-Presidente do INE, Celso Soares.

Segundo o Sr. Presidente do INE “para a elaboração da ENDE 2017-2001, o INE já criou uma equipa com os seus profissionais que já elaborou o Roteiro da ENDE a ser discutido hoje neste Seminário. Esta equipa será ampliada com a inclusão de profissionais de outros sectores e instituições. Dezenas de atividades estão previstas neste Roteiro e, o Seminário que hoje estamos a realizar, é o inicio deste processo de planeamento. Espero que os objetivos previstos para este Seminário sejam atingidos.”

Na sua intervenção o Sr. Presidente do CNEST enfatizou que “uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística proporciona um quadro e um plano de ação sólidos para reforçar as capacidades estatísticas, de forma a suprir as atuais e futuras necessidades de dados.  O objetivo é, sobretudo, alinhar a estratégia de desenvolvimento estatístico com os programas e estratégias nacionais de desenvolvimento de âmbito mais vasto, centrados na redução da pobreza”.

Em Cabo Verde, o processo de planeamento da atividade estatística nacional, inicialmente, foi enquadrado pelo Plano de Atividade Estatística 1998-2001, seguidamente, pela Agenda Estatística para o Desenvolvimento 2006-2011 e, por último, pela Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE) para o período 2012-2016.

A ENDE é o instrumento de planeamento da atividade estatística oficial de médio prazo no âmbito do Sistema Estatístico Nacional (SEN), bem como de coordenação de parcerias para a estatística oficial, capaz de garantir adequada previsibilidade dos recursos para a atividade estatística do país.

O SEN de Cabo Verde já iniciou o processo de elaboração da ENDE para o período 2017-2021, e que se pretende que seja um processo participativo, o que implica, necessariamente, o envolvimento de todos órgãos do SEN (produtores e utilizadores de estatísticas oficiais) e dos parceiros de cooperação, além do engajamento politico a nível superior do Governo.

O primeiro passo na elaboração de uma ENDE iniciou com a preparação de um Roteiro no qual se justifica a necessidade da elaboração da ENDE e a importância do seu alinhamento com os programas de desenvolvimento do país, os objetivos e resultados esperados, os recursos humanos, as atividades, o calendário e orçamento para a elaboração da ENDE.

O Roteiro para a elaboração da ENDE 2017-2021 foi concebido e tendo sido validado pelo Conselho Nacional de Estatística [órgão do Estado que superiormente orienta e coordena o SEN] na sua reunião ordinária do passado dia 28 de março do corrente ano.

Durante o seminário foram apresentados o estado atual do SEN, situação atual e os desafios do INE, o projecto ENDE e o Roteiro para a Elaboração da ENDE. No final, foram debatidos o roteiro, a metodologia de diagnostico e foram também analisados os questionários.

DSCF2166 DSCF2169

DSCF2189 DSCF2239



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados