INE realiza Formação em Amostragem, Analise de Dados e Qualidade

O INE realiza de 10 a 14 de julho, a Formação em Amostragem, Analise de Dados e Qualidade.  Comprometido com a procura de excelência na produção das estatísticas oficiais, no âmbito do Sistema Estatístico Nacional, o INE pretende, por um lado, reforçar a capacidade crítica de produção e análise de dados junto dos técnicos de órgãos Delegados do INE (ODINEs) e, por outro lado, estar mais próxima da comunidade académica e de outras entidades produtoras de informação estatística.

A sessão de abertura contou com a presença da Sra. Encarregada de Negócios da Embaixada de Espanha, Alejandra Fuertes, o Sr. Vice-Presidente do INE, Celso Soares e o Sr. Director de Metodologia e Sistema de Informação do INE, Carlos Mendes.

O Sr. Vice-Presidente do INE, deu as boas-vindas e salientou que “em qualquer instituição, os recursos humanos são ativos fundamentais, e para nós como coordenador do Sistema Estatístico Nacional (SEN) também valorizamos e muito os nossos recursos humanos. É neste âmbito, que estamos a propor essa partilha de conhecimento e experiência entre os intervenientes do SEN no domínio da amostragem, analise de dados e qualidade. A produção de estatísticas oportunas, fiáveis e comparáveis pressupõe um aprimoramento continuo das metodologias, dos conceitos, etc. principalmente num mundo cada vez mais global.”

Na sua intervenção, a Sra. Encarregada de Negócios da Embaixada de Espanha realçou que “a cooperação espanhola tem colaborado com o INE de Cabo Verde dando apoios financeiros e apoio técnico especializado em diversas áreas. Concretamente o INE de Cabo Verde, em parceria com o INE de Espanha, tem reforçado as suas competências no sistema de seguimento da qualidade ambiental, a contabilidade nacional e as estatísticas relacionadas com as políticas de género e outras, tais como as recentemente apresentadas estatísticas da cultura e do lazer. “

 É de destacar que o Sistema Estatístico Nacional (SEN) está a primar cada vez mais pela qualidade & excelência na produção e estatísticas oficiais, pois a qualidade é um quesito que deve estar presente em todas as fazes de produção de dados/indicadores oficiais.

DSCF3500 DSCF3504

DSCF3518 DSCF3524



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados