INE REALIZA FORMAÇÃO DOS AGENTES DE TERRENO PARA O III INQUÉRITO AO SECTOR INFORMAL

O INE realiza, de 19 a 30 de junho, a formação dos Agentes de Terreno para o III Inquérito ao Sector Informal, onde serão capacitados cerca de 83 formandos. A formação será descentralizada em dois polos, o da Praia e o São Vicente. A sessão de abertura teve lugar, hoje, 19 de junho, e foi presidida pelo Vice-Presidente do INE, Dr. Fernando Rocha.

O Inquérito ao Setor Informal (ISI) é uma operação estatística por amostragem que tem como objetivo principal entender melhor como funciona o mercado de trabalho e a dinâmica produtiva das unidades informais.  A sua realização permitirá saber o total de empregos nas unidades de setor informal, o total das unidades do setor informal, a produção e renda geradas por atividades deste setor e o número de empregos informais.

Especificamente, permite entender melhor como funciona o mercado de trabalho; compreender com precisão a dinâmica produtiva das unidades informais; compreender as ligações entre o setor informal e a restante estrutura da economia; ter uma ideia clara das dificuldades encontradas pelos trabalhadores do setor informal (empresários e empregados) e medir o progresso do país em direção ao trabalho decente.

Este Inquérito é dirigido a 9.918 (nove mil novecentos e dezoito) agregados familiares selecionados com representatividade a nível nacional, numa primeira fase, onde serão identificadas as unidades de produção informal que serão inquiridos numa segunda fase (para obter informações sobre as caraterísticas dos proprietários das unidades do setor informal, seus negócios e as pessoas que trabalham para eles, caso houverem).

A recolha de dados no terreno terá inicio no dia 03 de julho com a duração de 40 dias.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Sector Informal

Relacionados