INE REALIZA SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DO RELATÓRIO DO DIAGNÓSTICO DO ESTADO DO SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL E DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA ESTATÍSTICA (ENDE) 2022-2026

O INE realizou, hoje, 14 de junho de 2023, o Seminário de Socialização do Relatório do Diagnóstico do Estado do Sistema Estatístico Nacional e da Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE) 2022-2026. A sessão de abertura desse evento foi presidida pelo Presidente do Conselho Nacional de Estatística, Dr. Carlos Mendes, e contou, ainda, com uma intervenção inicial do Presidente do Conselho Diretivo INE, Dr. João de Pina Mendes Cardoso.

O processo de elaboração da ENDE 2022-2026, iniciado em março de 2022, resultou na realização de diagnóstico do estado do SEN, da qual se produziu um relatório, seguida da elaboração do documento da ENDE 2022-2026.

A apresentação do diagnóstico do estado do SEN foi feita pela Dra Khyra Mendes, membro da Comissão Técnica responsável pelo processo de elaboração da ENDE.  O diagnóstico do Estado do SEN é 3ª fase do processo de elaboração da ENDE e teve por objetivo conhecer o estado atual de funcionamento do SEN e perspetivar o futuro.  Para a elaboração desse documento foram realizados 3 inquéritos: Inquérito aos Órgãos Produtores de Estatísticas Oficiais (OPEO); Inquérito aos Utilizadores de Estatísticas Oficiais e Inquérito a outras entidades públicas produtoras de estatísticas.

A ENDE 2022-2026 foi apresentada pelo Dr. Adilson Penha, Coordenador Técnico da Comissão Técnica responsável pelo processo de elaboração da ENDE, que fez uma explanação do documento, dando enfoque à Visão do SEN para o período da ENDE, os objetivos estratégicos, os objetivos operacionais, os resultados, as ações e o orçamento da ENDE para os 5 anos de vigência da ENDE.

É importante realçar que a atividade estatística oficial do e no país é desenvolvida pelo Sistema Estatística Nacional (SEN), composto pelo Conselho Nacional de Estatística e pelos Órgãos Produtores de Estatísticas Oficiais (Instituto Nacional de Estatística, Banco de Cabo Verde e Órgãos Delegados do INE).

Em Cabo Verde, o planeamento da atividade estatística nacional, inicialmente, foi traduzido no Plano de Atividade Estatística 1998-2001, seguidamente, na Agenda Estatística para o Desenvolvimento 2006-2011 e na ENDE para os períodos 2012-2016 e 2017-2021.

A ENDE é o instrumento de planeamento estratégico da atividade estatística oficial de médio prazo no âmbito do SEN, bem como de coordenação de parcerias para a atividade estatística oficial, capaz de garantir adequada previsibilidade dos recursos para a atividade estatística do país.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados