INE realiza Seminário Nacional sobre Estatísticas do Ambiente

O INE realizou nos dias 29 de Fevereiro e 01 de Março, um Seminário Nacional sobre as Estatísticas do Ambiente. O objectivo do seminário foi de recolher subsídios para a melhoria do documento metodológico e a sua validação (este documento descreve o processo para a implementação do Sistema Integrado de Estatísticas do Ambiente (SIEA) de Cabo Verde, com o propósito de produzir e divulgar informações estatísticas ambientais relevantes para a sociedade cabo-verdiana); reforçar a coordenação estatística e fomentar a criação do Grupo de Trabalho para a referida estatísticas e delinear os próximos passos para a implementação do referido Sistema

A sessão de abertura foi presidida pela Sua Excelência o Sr. Ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Dr. Antero Veiga.

Durante o seminário, foram apresentados e debatidos as estatísticas do Ambiente e o documento Metodológico que se pretende para o SIEA e experiências de várias instituições que produzem informações ligadas ao ambiente (Câmara Municipal da Praia, de S. Vicente, do Paul; Agencia de Água e Saneamento; Direcção Geral de Energia; Direcção Geral do Ambiente; Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário; Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas; Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica; Instituto Nacional de Gestão de Território e Serviço Nacional de Protecção Civil).

No final do seminário recomendou-se a criação de um Grupo Nacional de trabalho, constituído pelo Grupo nuclear que coordena (INE, Direcção Nacional do Ambiente e Direcção Nacional do Planeamento) e grupos temáticos com responsáveis das instituições chaves; Assinatura de protocolo de colaboração entre o INE e as diversas instituições produtoras das estatísticas do ambiente; Fazer um diagnóstico para avaliar o estado do sistema em cada instituição que produz informações ambientais; Capacitar e acompanhar os pontos focais das instituições; Harmonizar a metodologia de recolha dos dados e Integrar as informações num verdadeiro sistema que sirva ao país e aos diversos sectores.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Assentamentos Humanos e Saúde Ambiental
  • Condições e Qualidade Ambiental