INE recebe missão Conjunta AMAO e CEDEAO para a supervisão multilateral

O INE recebeu, no dia 13 de setembro, uma missão Conjunta da Agência Monetária da África Ocidental (AMAO) e da Comissão da CEDEAO para uma supervisão multilateral. É uma missão efetuada, semestralmente, em alguns países da CEDEAO, entre os quais CV, para avaliar o desempenho macroeconómico dos países e também avaliar o desempenho em termos de cumprimento do programa de moeda única da CEDEAO.

No INE, reuniram-se com o Presidente, Doutor Osvaldo Borges, com o Diretor das Estatísticas Económicas e Empresariais, Dr. José Manuel Mendes e o Director das Contas Nacionais, Dr. João de Pinas Cardoso, com o  objetivo recolher, analisar e verificar as mudanças recentes ao nível das estatísticas macroeconómicas designadamente do Índice de preços no consumidor, das Contas Nacionais (PIB, mudança do ano de base e a implementação do SCN 2008), do Comércio Externo   de forma a lhes permitir  analisar o desempenho macroeconómico de Cabo Verde que, conforme o Sr. Dogol Mendes, encarregado do Programa da CEDEAO, “ todos esses dados nos foram disponibilizados e agradecemos mais uma vez ao INE pela qualidade dos trabalhos realizados e por ter sido escolhido para coordenar o Grupo Praia em Estatísticas da Governança, o que nos honra muito enquanto membros da CEDEAO”. Também salientou que” o INE desempenha um papel importante, e no concreto de Cabo Verde, é uma das instituições cabo-verdiana que mais participa nas atividades das CEDEAO. Hoje agradecemos ao Conselho de Administração do INE o apoio e a colaboração constante do INE em todas as atividades da CEDEAO, mas também da AMAO”.

Durante a missão em Cabo Verde reuniram-se com várias instituições nomeadamente o Ministério da Economia e Emprego para conhecerem a situação de CV em relação às tarifas internas comuns; com o BCV para avaliar as estatísticas monetárias e de balança de pagamentos; e também com o Ministério das Finanças para a avaliação das finanças publicas. No final, estarão em condições de ter uma ideia global da situação macroeconómica de CV e seu estado de convergência.

DSCF4181 DSCF4183

DSCF4186 DSCF4178



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Comércio Externo
  • Contas Regionais (PIB por Ilhas)
  • Governança Paz e Segurança
  • Índice de Preços no Consumidor
  • PIB e Componentes (Annual)

Relacionados