INE Reúne com o Grupo de Apoio Orçamental

No âmbito da missão do Grupo de Apoio Orçamental (GAO), o INE, encabeçado pelos recém- empossados membros do Conselho de Administração, teve um encontro no dia 13 de Julho com esse grupo, no sentido de prestar esclarecimentos a um conjunto de solicitações levantadas pelo referido grupo.

Durante o encontro, o Presidente do INE, em jeito de enquadramento, fez um apresentação abordando a questão da nomeação do Conselho de Administração do INE e elencando as principais operações estatísticas levadas a cabo pelo INE em 2015. Abordou também a recente avaliação externa feita pelo Secretariado da Parceria em Estatística para o Desenvolvimento no Século XXI (PARIS21), Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA),  Observatório Económico e Estatístico da África Subsariana (AFRISTAT) e pelo Instituto Nacional de Estatística (INS) de Cote d’Ivoir à Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE – 2012-2016) que atribuíram um nível de execução global de 78%. Também enfatizou as perspectivas para os anos 2017 a 2021 em termos de produção estatística.

O Grupo ficou muito satisfeito em ver a vontade do novo Governo em operacionalizar os órgãos do Sistema Estatístico Nacional, criando, assim, as condições para a preparação do  ENDE que deve alinhar-se ao programa do Governo.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados