INE reúne com o Grupo de Apoio Orçamental

O INE reuniu, no dia 05 de junho, com o Grupo de Apoio Orçamental (GAO), no sentido de prestar esclarecimentos a um conjunto de solicitações levantadas pelo referido grupo.

Conforme o que foi solicitado pelo GAO, o Presidente do INE apresentou as operações em curso, com realce na elaboração da Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE 2017-2021), Recenseamento Geral da População e Habitação de 2020, a implementação do Sistema de Contas Nacionais   2008, novo ano de base para o calculo do IPC, Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva entre outras operações. Também apresentou os principais indicadores macroeconómicos do país com enfase no PIB, IPC, emprego, clima económico, pobreza, etc. No final, expôs as perspetivas, desafios e prioridades para os anos de 2017 a 2021.

As interpelações feitas pelo GAO foram no sentido de esclarecer a questão relacionada com a articulação entre a ENDE e o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS), a mudança do ano de base das Contas Nacionais, e estatísticas concernente à formação profissional e a mudança da lei do SEN que consiste, em outros, na disponibilização de micro-dados.

No final da reunião, o Grupo de Apoio Orçamental (GAO) demonstrou a sua satisfação pelo facto do INE  tem disponibilizado indicadores estatísticos em infografias sobre vários temas de interesse e também pelo excelente relacionamento que tem tido com o INE.

DSCF2847 DSCF2860 DSCF2864 DSCF2865



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados