Jornada de Comemoração do Dia Africano de Estatística 2018

Comemora-se todos os anos, a 18 de novembro, o Dia Africano de Estatística e este ano sob o lema “Estatísticas Oficiais de Alta Qualidade para Garantir a Transparência, a Boa Governação e o Desenvolvimento Inclusivo”, lema este proposto pela Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA).

O lema deste ano veio ao encontro do grande desafio que o INE tem neste momento que é o Grupo Praia em Estatística da Governança, que é um fórum de debates sobre as estatísticas da Governação em que foi mandatada para trabalhar na produção, consolidação e apresentação de um manual metodológico (Handbook) até março de 2020,  sendo também  um dos propósitos  apoiar a Inter-Agency and Experts Groups on Sustainable Development Goals (IAEG-SDGs) nos indicadores do ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

No âmbito desta comemoração, o INE, em colaboração com alguns Órgãos do Sistema Estatístico, realizou uma jornada comemorativa, no dia 16 de novembro, com o objetivo de apresentar alguns produtos e resultados estatísticos.

A sessão de abertura foi presidida pela Sra Coordenadora do Programa do Escritorio Comum do PNUD, UNFPA e UNICEF, Nélida Rodrigues e contou com a presença do Presidente do Conselho Nacional de Estatística, Raimundo Lopes e o Presidente do Instituto Nacional de Estatística, Osvaldo Borges.

Durante a jornada foram apresentados os resultados das Estatísticas Governança, Paz e Segurança 2016, Grupo Praia em Estatísticas da Governança, o Papel da Estatística na Prevenção de Crise, Site do Sistema Estatístico Nacional e Politica de Difusão de Micro-dados.

_1111644Foto _1111664Foto

_1111681Foto _1111781Foto



Relacionados