MESA REDONDA INTERNACIONAL SOBRE A PRODUÇÃO DE ESTATÍSTICAS OFICIAIS DA DIÁSPORA CABO-VERDIANA

O INE realizou, em parceira com o Ministério das Comunidades e o Banco Mundial, no dia 27 janeiro, uma Mesa Redonda Internacional, para a discussão sobre a possibilidade de o Sistema Estatístico Nacional, através do INE, passar a produzir estatísticas sobre a Diáspora cabo-verdiana, designadamente a realização de um recenseamento da Diáspora Cabo Verde, que é a meta do Objetivo 1 (Objetivo 2022−2026) [Até 2026, recensear, mapear, estudar e conhecer o perfil das comunidades cabo-verdianas no exterior, pelo menos, em 20% dos 25 países de acolhimento, produzindo estatísticas oficiais e promover sua integração no SNE], do Objetivo Estratégico 4 (Pilar Soberania) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável II.

 O INE aproveitando a estada em Cabo Verde dos altos responsáveis dos INE de Angola Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau, países que acolhem comunidades cabo-verdianas, realizou este evento para apresentação e discussão deste projeto.

A sessão de abertura deste evento foi presidida pela Sua Excelência o Sr. Ministro das Comunidades, Eng.º Jorge Santos e contou com a presença do Sr. Presidente do INE, Dr. João de Pina Cardoso e o Sr. Coordenador da Unidade de Gestão de Projetos Especiais do Ministério das Finanças, Eng.º Nuno Gomes.

Durante esta Mesa Redonda foi apresentado o Projeto Censo da Diáspora pelo Diretor das Estatísticas Demográficas do INE, Doutor Adilson Silva e Pelo Consultor do Ministério das Comunidades, Dr. Miguel Sousa. Esta apresentação suscitou um grande debate, uma vez que é a primeira vez que se pretende, em Cabo Verde, levar a cabo um projeto de tamanha complexidade.  A segunda apresentação foi sobre o Índice Multidimensional da Pobreza/ uma proposta para Cabo Verde, apresentado pelo Doutor Adilson Silva, que também desencadeou um grande debate.

A realização de um Censo da Diáspora demanda que o INE tenha de estabelecer acordos cooperação técnica no domínio da estatística com os INE dos países de acolhimento de comunidades cabo-verdianas a serem abrangidos pelo censo, para que esses INE, nomeadamente, lhe forneçam informações e dados estatísticos recolhidos dos cabo-verdianos residentes nesses países. Ao nível dos PALOP, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe são dois dos 25 países de acolhimento dessas comunidades, e que integram o grupo de países a serem contemplados pelo futuro Censo da Diáspora cabo-verdiana.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados