- 14 Maio, 2019
O INE organizou, hoje, 14 de maio, um encontro com a Academia Africana de Línguas (ACALAN) e alguns representantes da comunidade linguística de Cabo Verde, no âmbito da visita a Cabo Verde do Secretário Executivo dessa instituição, Sr. Dampha Lang Fafa, acompanhado do Sr. Modibo Diallo.
ACALAN foi fundada em 2006 como uma instituição da União Africada equivalente ao UNESCO ao nível das Nações Unidas para desenvolver, promover de forma eficaz e sustentável a cultura africana através de multilinguismo convivial como fator de interação, de desenvolvimento, de integração em duas vertentes: língua transfronteiriça e língua veicular.
O encontro realizado, hoje, teve como propósito apresentar as linhas gerais dos projetos de ACALALN; auscultar as autoridades nacionais sobre os anseios e necessidades em matéria da língua materna (o crioulo; ); estimular a criação e uma estrutura nacional; dar pistas para a criação nacional e uma comissão sobre a língua crioula e para a elaboração de uma política linguística de Cabo Verde com estratégias e orientações claras; e identificar os pilares necessários e condições para que a estrutura nacional e suas redes, e também o INE, possam, de entre outras atividades: Criar a classe linguística referente ao crioulo ( nº de falantes do crioulo em Cabo Verde, a sua repartição espacial e a sua iteração e a sua variação) e criar a terminologia/dicionário para valorizar a nossa língua materna.
Este encontro vem na sequência dos pedidos que os representantes de INE fizeram à ACALAN nas duas missões efetuadas (Abidjan e Conacry). Com este encontro foi dado os primeiros passos necessários para uma estreita colaboração entre a estrutura nacional de língua crioula e ACALAN.
O Instituto Nacional e Estatística terá um papel preponderante na operacionalização das necessidades da estrutura nacional como representante de ACALAN em Cabo Verde.
Estatisticas por Temas Relacionados:
-
Outros
Relacionados
-
INE ASSINA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM CNDHC
12 Julho, 2024 -
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA (INE) REÚNE COM OS OPEOS
17 Junho, 2024