Resultados de Estatísticas de Condições de Vida dos agregados familiares

O INE apresentou, hoje, dia  17 de Abril de 2014, os resultados do Inquérito Condições de Vida dos Agregados Familiares 2013. O INE realizou no último trimestre de 2013, o Sistema Integrado do Inquérito Multi-objectivo Contínuo (SIMC), com vários módulos a salientar: Emprego; Condições de Vida dos Agregados Familiares; Práticas Familiares, Governança; Paz e Segurança e Migrações.

Segundo os resultados apresentados, a população residente em Cabo Verde é estimada em 512.096, distribuídos por 127.330 agregados familiares. Maioritariamente feminina (50,2%), a população de Cabo Verde continua jovem, com cerca de 50% com menos de 25 anos, sendo que 28% tem menos de 15 anos. A população idosa representa somente 6% da população total e tem maior peso no meio rural com cerca 8%, contra 5% em meio urbano.

Em 2013, não se observa a nível nacional alterações de acesso à electricidade, mantendo a percentagem 87% dos agregados com acesso à electricidade, sendo este indicador mais favorável no meio urbano com 91%, do que no meio rural (79%). É de registar que o nível de acesso à electricidade mais baixo é registado no concelho do Tarrafal com cerca de 61%. Observa-se que o acesso é maior entre os agregados representados por homens (88%) do que entre os representados por mulheres que é de 85%.

No concernente ao acesso a água,  60% dos agregados familiares residiam em alojamentos com ligação à rede pública de distribuição de água, ou seja, com acesso à água canalizada. Contudo somente 58,6% declararam a rede pública como principal fonte de abastecimento de água. Cerca de 20% dos agregados abastece nos chafarizes, 6% recorre a autotanques, 7% a casa do vizinho e 9% a outras fontes (cisternas, nascentes, poços, etc.).

No que se refere ao saneamento, os resultados de 2013, revelam que 72% das famílias tinham acesso a sanitas / retretes no alojamento, sendo 50% ligadas a fossas sépticas e 22% na rede pública de esgoto, pese embora, cerca de 10% declarar que o acesso é compartilhado com outro agregado.

Anexos

FicheiroTamanho do ficheiro
FIR-IMC Condições de vida3 MB
IMC 2013 Condições de vida-Apresentação4 MB


Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Condições de Vida

Relacionados