Seminário de Apresentação Publica da Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE) 2017-2021

O INE realizou hoje, 24 de julho, um Seminário de Apresentação Pública da Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE) 2017-2021.

A ENDE é o instrumento de planeamento da atividade estatística oficial de curto, médio e longo prazo no âmbito do Sistema Estatístico Nacional (SEN), bem como de coordenação de parcerias para a estatística oficial, capaz de garantir adequada previsibilidade dos recursos para a atividade estatística do país. O processo de elaboração da ENDE contemplou várias etapas desde a elaboração do Roteiro até a elaboração do Relatório da Estratégia.

Após a realização de vários encontros de apreciação e análise com os órgãos do Sistema Estatístico Nacional (SEN), outros serviços públicos produtores de estatística, serviços públicos utilizadores de estatísticas oficiais, parceiros de cooperação e os Órgãos de Comunicação Social, a fim de recolher subsídios para a sua validação, o Sistema Estatístico Nacional já dispõe da versão final da ENDE 2017 a 2021 que foi aprovada na reunião do Conselho Nacional de Estatística no dia 26 de junho de 2018.

Após a sua aprovação, é imprescindível a sua apresentação pública. A sessão de abertura deste seminário contou a presença do Presidente do Conselho Nacional de Estatistica, Raimundo Lopes, Represente do Banco Mundial, Rob Swinkels e o Presidente do INE, Osvaldo Borges

No seu discurso de boas-vindas, o Presidente do INE realçou que “volvidos praticamente um ano, o Sistema Estatístico Cabo-verdiano tem a sua 3ª agenda estatística para o período de 2017-2021. Esta agenda reflete o estado atual do sistema, define a missão, visão, valores e objetivos estratégicos e prioriza as ações. A questão central de qualquer agenda estatística situa-se no seu financiamento e no processo de seguimento e avaliação. Neste sentido, contamos com o apoio das instituições nacionais e internacionais assim como a experiência dos parceiros no seguimento e avaliação de projetos.”

Segundo o Representante do Banco Mundial “um Sistema Estatístico que funcione bem requer, não apenas que os dados sejam compartilhados, mas também que o sistema seja bem coordenado. Isto implica que deve haver um “árbitro” para decidir se os dados respondem aos padrões internacionais de qualidade e se podem ser declarados como oficiais. Este árbitro deve ser o Instituto Nacional de Estatística. Atualmente, a quantidade de dados no mundo explodiu e os dados estão em toda parte, oferecendo uma infinidade de oportunidades para resolver problemas, inclusive por meio do uso de “Big Data“.

No seu discurso de abertura deste seminário, o Presidente do Conselho Nacional de Estatistica enfatizou que “desde que sejam criadas as condições necessárias para a implementação da Estratégia no horizonte de 2017 a 2021, podemos ter ganhos enormes para o Sistema Estatístico Nacional. Ganhos que se traduzirão no aumento de motivação dos Recursos humanos do SEN (Sede do INE, novos estatutos do pessoal); mecanismo de financiamento das atividades do SEN (Fundo de desenvolvimento Estatístico); melhoria da qualidade de produção (gabinete de controle de qualidade); descentralização do SEN (criação de delegações do INE nas ilhas); e no aumento da confiança e da credibilidade das informações produzidas pelo SEN, junto dos parceiros e organizações internacionais”.

Durante o evento, para além da apresentação da ENDE efetuada pelo Fernando Rocha, Coordenador da ENDE, também foi apresentado o “Processo de conceção da ENDE 2017-2021 “Inclusão e participação dos ODINE”, pelo Ostelino Cabral, Representante do Ministério da Saúde e Segurança Social e pela Alice Varela, Representante do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Foi um seminário com participação ativa dos presentes, em termos de sugestões e contribuições, contribuições essas muito valiosas para todo o Sistema Estatístico Nacional.

A próxima etapa consiste na realização de uma mesa redonda para mobilização de recursos.

_1066118 _1066130

_1066143 _1066155



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados