VISITA AO INE DO ENCARREGADO DE NEGÓCIOS DA EMBAIXADA DE LUXEMBURGO E RESPETIVA DELEGAÇÃO

O INE recebeu, hoje, 23 de novembro, nas suas instalações, a visita do Encarregado de Negócios da Embaixada de Luxemburgo em Cabo Verde, Dr. Thomas Barbancey, acompanhado da Segunda Secretária da Embaixada, Sra. Michèle Schmit, e da Representante Residente da Cooperação Luxemburguesa (LuxDev) em Cabo Verde, Sra. Sandrine Thiennes, acompanhada do Assistente Técnico de Seguimento e Avaliação da LuxDev em Cabo Verde, Sr. Merabi Chkhenkeli.

Esta visita enquadra-se nas várias ações de cooperação financiadas pela Cooperação Luxemburguesa, designadamente na produção estatística e o reforço da capacidade técnica e institucional do Sistema Estatístico Nacional e do INE, em particular.

Durante o briefing com o Conselho Diretivo foi feito a retrospetiva da cooperação entre a LuxDev e o INE, onde foi enaltecido os ganhos conseguidos, com destaque para a realização do Censo 2021, que contou com o financiamento dessa Cooperação em cerca de 70%. Foi também analisada a possibilidade de o INE continuar a beneficiar do apoio da LuxDev na materialização de novos projetos. O INE solicitou, igualmente, o apoio do Sr. Encarregado de Negócios na facilitação da retoma de cooperação com ISTATEC, em diversos domínios, designadamente a segurança informática, IV IDRF, a Qualidade, e o Inquérito ao gastos e satisfação dos turistas.

É importante informar que essa cooperação teve início com a assinatura de um Protocolo entre o INE e STATEC (Instituto Nacional de Estatística e dos Estudos Económicos do Grão-Ducado do Luxemburgo), em abril de 2014, inserido no Programa Indicativo de Cooperação Luxemburgo – Cabo Verde 2011 – 2015 (PIC III). A referida convenção abrangeu várias áreas, com destaque para o reforço das capacidades do INE, sistema de segurança informática, III IDRF, Contas nacionais, Inquérito Multiobjectivo Contínuo, treinamento em software de análise estatística (STATA), anonimização de arquivos de fontes administrativas, etc.

Uma outra convenção foi assinada em julho de 2019, na Praia, denominada de projeto CVE/086 de apoio ao V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021), com uma duração de 36 meses (estendido de 24 a 36 em 2020), através da qual a Cooperação Luxemburguesa financiou o Censo 2021 em aproximadamente 70%. O referido Projeto fez parte do Programa Indicativo de Cooperação 2016-2020 (PIC IV) assinado entre o Grão-Ducado do Luxemburgo e a República de Cabo Verde, em março de 2015.

  



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados