WORKSHOP DE VALIDAÇÃO DO 1º RELATÓRIO SOBRE ESTATÍSTICAS DO TRÁFICO DE PESSOAS PARA A REGIÃO DA CEDEAO

O Instituto de Estatística da União Africana (STATAFRIC), em colaboração com a CEDEAO e a OIM, realiza de 23 a 25 de agosto de 2023, na Praia, o Workshop de validação do 1º Relatório sobre Estatísticas do Tráfico de Pessoas para a região da CEDEAO.

A sessão de abertura deste workshop foi presidida pelo Presidente do INE, Dr. João de Pina Cardoso e contou, ainda, com as intervenções iniciais do Sr. Frabrizio Sarrica, Líder da Equipe de Pesquisa do UNODC sobre Tráfico de Pessoas, Sr. Olatunde Olayemi, Encarregado do Programa Dimensão Social do Tráfico de Seres Humanos da CEDEAO, Sra. Quelita Gonçalves, Coordenadora da OIM e Leila Ben Ali, Representante da STATAFRIC.

É importante salientar que, o Instituto de Estatística da União Africana (STATAFRIC), a Comissão da CEDEAO e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) estão atualmente a trabalhar no reforço das capacidades dos Estados Membros da CEDEAO para a recolha e análise de dados sobre o tráfico de pessoas na região da CEDEAO. Para o efeito, foram organizadas diversas sessões de formação e capacitação com o objetivo de formar vários atores a nível nacional sobre novas técnicas e métodos de recolha, registo e análise de dados sobre Tráfico de Pessoas. Isto contribuirá para o acesso dos Estados-membros da CEDEAO a estatísticas de qualidade para o planeamento, monitorização e desenvolvimento dos vários programas/projetos nacionais, regionais e continentais para a luta contra o tráfico de pessoas.

Nesta perspetiva, o STATAFRIC, a Comissão da CEDEAO, a OIM e o UNODC organizaram uma Reunião do Grupo de Peritos sobre a Melhoria da Gestão de Dados sobre o Tráfico de Pessoas para a Região da CEDEAO, de 23 a 25 de maio de 2022, em Accra, Gana. Uma das principais recomendações desta Reunião do Grupo de Peritos foi a elaboração de um Relatório sobre Estatísticas do Tráfico de Pessoas para a região da CEDEAO. Para o efeito, o STATAFRIC enviou um questionário aos 15 Estados-membros da CEDEAO com o objetivo de recolher dados sobre o tráfico de pessoas.

Após a recolha de dados, o STATAFRIC e a Comissão da CEDEAO, em colaboração com a OIM, produziram um projeto de 1º Relatório sobre Estatísticas do Tráfico de Pessoas na Região da CEDEAO. A fim de validar o projeto de relatório e tendo em vista um lançamento oficial pelos órgãos de decisão da CEDEAO, o STATAFRIC, a Comissão da CEDEAO e a OIM estão a realizar, na Praia, este  Workshop com os seguintes objetivos: validar o projeto do 1º Relatório sobre Estatísticas do Tráfico de Pessoas para a CEDEAO; discutir a criação de uma base de dados sobre Tráfico de Pessoas para a região da CEDEAO e discutir o roteiro para o lançamento do 1º relatório e produção do 2º Relatório sobre estatísticas do Tráfico de Pessoas para a região da CEDEAO.

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados