WORKSHOP SOBRE CIBER SEGURANÇA E SUA IMPLICAÇÃO NA PRODUÇÃO DE ESTATÍSTICA

O INE realizou, hoje, dia 03 de novembro, um Workshop sobre Ciber Segurança e sua Implicação na Produção de Estatística, com o objetivo de discutir os desafios que as instituições têm enfrentado no domínio da segurança informática. A sessão de abertura contou com a presença do Presidente do NOSI, Dr. Carlos Tavares e do Presidente do INE, Dr. João de Pina Cardoso.

Durante o Workshop, foram feitas duas apresentações, uma pelo Eng.º Adilson Correia do INE sobre “Experiência do INE na Segurança dos Dados” e uma outra pelo Eng.º Adilson Rodrigues do NOSI sobre  “ O NOSi-EPE”.

Convém frisar que o INE vem apostando fortemente na recolha e disponibilização de dados utilizando as novas tecnologias de informação, o que implica a construção de infraestrutura tecnológicas inovadoras, bem como a capacitação de recursos humanos, de forma a responder aos novos desafios que se impõem, sendo um desse a intensificação da utilização de fontes administrativas na produção estatística.

É importante ressaltar que a Ciber segurança é a prática de proteger ativos de informação dos sistema, computadores e servidores, entre outros, das ameaças cibernéticas ou ataques informáticos. A segurança cibernética deve ser trabalhada em vários níveis desde a segurança das redes físicas e dos aplicativos até a educação dos utilizadores finais.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados