INE ACOLHE MISSÃO DO IBGE NA ÁREA DE INFORMÁTICA

No âmbito da preparação do Recenseamento Geral da População e Habitação (VRGPH 2020), o INE acolhe de 28 de janeiro a 01 de fevereiro, uma missão de assistência técnica  do IBGE na área  informática cujo objetivo é avaliar os sistemas de gestão e controle de recolha de dados no terreno.

No Recenseamento Geral da População e Habitação de2010, o INE-CV utilizou o PDA na recolha de dados onde o principal método de transmissão foi através do uso do cabo USB que fazia descarga no posto de recolha descentralizada (laptop). Para o RGPH-2020, com o avanço tecnológico e o surgimento de dispositivos móveis, prevê-se a utilização de Tablet, com ligação 3G, em que sincronização dos dados com o servidor central do INE poderá ser feita de forma direta e automática, isto é, sem postos intermédios de recolha.

Com o intuito de consolidar a aplicação informática que está a ser desenvolvida, o INE está a receber essa assistência técnica do IBGE para efetuar uma análises e avaliação da qualidade e do controlo do sistema de gestão que está sendo implementado e que será utilizado durante a fase da recolha principal em junho de 2020.