INE REALIZA ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO DO RGPH-2020 NA ILHA DO MAIO

No âmbito das atividades preparatórias do RGPH-2020, uma equipa do Gabinete do V Recenseamento Geral da População e Habitação 2020 (2020) esteve na Ilha do Maio para realizar encontros com Comissão de Coordenação Concelhia e diferentes instituições locais e divulgar o RGPH-2020 na Escola e Associações Comunitária. Assim, foi realizado, no dia 18 de fevereiro, um encontro com a Comissão Coordenação Concelhio, com o objetivo de apresentar a estratégia de sensibilização para o RGPH-2020 e discutir o apoio na campanha de sensibilização da população, recrutamento e formação dos formadores e agentes recenseadores. Estiveram presentes os representes das delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente, Educação, Câmara Municipal, Conservatória/ cartório de várias associações comunitárias, Culturais e desportivas. Durante o encontro, as instituições presentes disponibilizaram em apoiar de diferentes formas na sensibilização da população da ilha do Maio.

No dia 20 de fevereiro, a equipa do INE ministrou, no período de manhã, uma palestra na Escola Secundaria Horace Silver, para os alunos do 8º ano, no âmbito das atividades de sensibilização do RGPH-2020. No mesmo dia, foi realizado, no período da tarde, uma outra palestra, dirigida aos alunos do 10º ano. Em ambas as palestras os alunos demostraram ter ficado informados sobre o RGPH-2020 e a sua importância e manifestam o interesse em irão passar a informação no seio da família e sensibilizar os pais a participar na referida operação.

Também, em concertação com dinamizadora das Pescas da Delegação Marítima e Portuária, a equipa do Gabinete do RGPH-2020, participou, no dia 21 de fevereiro, na formação ministrada aos pescadores das Associações Vindo do Norte e do Sul, com o objetivo de apresentar o RGPH-2020 e solicitar o apoio dessas associações na divulgação do mesmo nas suas comunidades.