FORMAÇÃO DOS FORMADORES DO INE NO ÂMBITO DO V RECENSEAMENTO GERAL DE POPULAÇÃO E HABITAÇÃO (RGPH-2021)

Decorre, de 01 a 12 de março de 2021, no auditório do INE, a formação de formadores dirigida aos Técnicos do INE e de outras instituições, no âmbito da preparação do V Recenseamento Geral de População e Habitação (RGPH-2021). Esta formação tem por objetivo capacitar os formadores do INE na metodologia de recolha de dados no terreno.

A sessão de abertura desta formação contou com a presença do Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges, o Vice-Presidente do INE, Dr. Celso Soares e a Coordenadora Técnica do Gabinete do Censo, Dra Maria de Lurdes Lopes.  Durante a sessão de abertura foram enfatizadas a necessidade de os Técnicos engajarem nesta grande operação estatística do país, sendo essencial o domínio dos conhecimentos, capacidade de trabalho em equipa e o cumprimento na integra das normas sanitárias em vigor no contexto do combate à pandemia da COVID-19.

A execução de uma operação desta natureza implica a preparação metodológica de uma equipa multidisciplinar, composta por supervisores, controladores e recenseadores, de forma a garantir que os procedimentos da recolha de dados no terreno sejam cumpridos, assegurando assim a qualidade dos dados. Os Técnicos que estão a ser formados serão responsáveis pela realização da formação dos supervisores do RGPH-2021.

Para além dessa formação, ainda serão realizadas mais duas formações, no âmbito da preparação do RGPH-2021, designadamente a Formação dos supervisores do RGPH-2021, de forma centralizada na Praia; e a Formação de agentes recenseadores e controladores aonível dos concelhos.