- 15 de Junho, 2021
O INE realizou, hoje, 15 de junho, a cerimónia oficial de abertura da operação de recolha de dados no terreno do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021) que irá decorrer de 16 a 30 de junho de 2021.
A cerimónia teve inicio com a intervenção do Sr. Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges, que enfatizou a importância do RGPH-2021 para o País. Referiu que todo o trabalho logístico, metodológico e técnico já está preparado para a sua operacionalização no dia 16 em concertação com o Ministério da Saude.
Seguidamente a Sra Coordenadora Técnica do RGPH-2021, Dra Maria de Lurdes Lopes, apresentou todo o processo de recolha de dados do RGPH-2021, salientando todas as fases já desenvolvidas, desde a Atualização Cartográfica e Pré-Recenseamento, o Recenseamento Piloto que aconteceram em 2019, bem como as várias formações realizadas tais como a dos Técnicos do INE, dos Formadores/Supervisores e de Recenseadores que aconteceram de março a junho de 2021. Também enfatizou várias atividades de sensibilização já realizadas. Recordou que, em virtude da pandemia, a recolha principal dos dados foi adiada de 2020 para 2021.
A sessão de abertura foi presidida pela S.E, o Vice-Primeiro Ministro, Dr. Olavo Correia, e contou com a presença dos parceiros de desenvolvimento na pessoa de Sra Embaixadora de Espanha, Dra Dolores Rios Peset, Sr. Encarregado de Negócios da Embaixada do Grão-Ducado do Luxemburgo, Dr. Thomas Barbancey, Sra Embaixadora da União Europeia, Dra Sofia Moreira de Sousa e a Representante do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF, FNUAP, Dra. Adelaide Ribeiro.
Estarão no terreno cerca 2000 agentes de terreno (supervisores, controladores e recenseadores) e profissionais de outras áreas devidamente identificados que irão a cada casa fazer a recolha de dados, cumprindo todas as normas sanitárias de combate à pandemia da COVID-19. Convém destacar o apoio das autoridades da saúde, da policia, das entidades religiosas, das câmaras municipais, da educação, das forças armadas, da proteção civil e dos órgãos de comunicação social não só nas questões de segurança como também forte na sensibilização da população.
Nesta grande operação estatística, o INE conta com o apoio do Governo de Cabo Verde, da Cooperação Luxemburguesa, da União Europeia, do Escritório Conjunto das Nações Unidas (FNUAP, PNUD e UNICEF) e da Cooperação Espanhola.