FORMAÇÃO DOS AGENTES DE TERRENO PARA O INQUÉRITO PÓS-CENSITÁRIO

Decorrerá, nos dias 11 e 12 de agosto, na Praia, a formação dos agentes de terreno para o Inquérito Pós-Censitário (IPC), dirigida aos agentes da Praia e dos restantes concelhos de Santiago. Nos outros concelhos, S. Vicente, Sal, S. Filipe, Sta Catarina do Fogo, Porto Novo, Paul e Ribeira Grande de Sto Antão, essa formação será ministrada no dia 13 de agosto do corrente ano.

É importante salientar que, o IPC é um inquérito que consiste em avaliar a cobertura do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021), bem como medir a qualidade do conteúdo recolhido para algumas variáveis ligadas à estrutura da população (sexo e idade).  Este inquérito decorrerá de 16 a 30 de agosto de 2021.

O IPC é um inquérito por amostragem com representatividade a nível nacional, sendo que a fase de recolha será feita a nível dos Distritos de Recenseamentos (DR´s) selecionados. Nos DR´s escolhidos inquirir-se-á todas as quatro unidades estatísticas (edifício, alojamento, agregado familiar e indivíduo).

A recolha é realizada através de entrevista direta junto dos representantes dos agregados familiares. Abrangerá todos os indivíduos (cabo-verdianos e estrangeiros) residentes presentes ou ausentes nos agregados familiares dos DR’s-amostra, sendo as respostas registadas no dispositivo móvel.