AFRITAC West 2, em colaboração com o INE, realiza o 3º Workshop Regional sobre as Contas Nacionais

O AFRITAC West 2, em colaboração com o INE, realiza 30 de outubro a 3 de novembro, o 3º Workshop Regional sobre as Contas Nacionais, sendo os países participantes Cabo Verde, Gana, Gâmbia, Libéria, Nigéria e Serra Leoa.

Este é o terceiro workshop realizado em Contas Nacionais pelo AFRITAC West 2. O principal objetivo é esboçar e discutir o desenvolvimento e manutenção de registos de empresas, bem como as técnicas de amostragem e estimativa. Este workshop baseia-se nos princípios delineados no segundo workshop, que se concentrou nas estatísticas económicas de acordo com as melhores práticas e padrões internacionais.

A sessão de abertura foi presidida pela sua Excelência o Sr. Ministro das Finanças, Olavo Correia, com a presença do Sr. Presidente do INE, Osvaldo Borges e a Sra Representante de AFRITAC, Donna Marie Grcman.

O Sr. Presidente do INE, Osvaldo Borges no seu discurso enfatizou que “a maior fonte das Contas Nacionais é proveniente dos dados das empresas designadamente o Relatório e Contas. No caso de Cabo Verde, teremos de recorrer às informações enviadas pelas empresas à Direcção Nacional de Receitas do Estado (DNRE). As exigências das contas nacionais requerem maior detalhe em muitas variáveis que são solicitadas e a cobertura sobre todas as unidades económicas, independentemente da sua categoria. Isto tem várias implicações de ordem legal, financeira, tecnológica, etc. Mas, constitui um desafio possível em Cabo Verde.”

A Sra Representante de AFRITAC, Donna Marie Grcman deu boas vindas e agradeceu a presença do Sr. Ministro das Finanças e discorreu um pouco sobre os objetivos e finalidades do Workshop.

O Sr. Ministro das finanças, Olavo Correia, no seu discurso de abertura ressaltou que “em 1º lugar queria falar das empresas, que como vimos reafirmando publicamente, é a principal instituição da república. A empresa existe para criar valor para a sociedade. Sem empresas não há produção, não há inovação, não há exportação, não há emprego, e nem há rendimento (…). Nós não podemos estar a fazer inquéritos onde poderemos utilizar informações administrativas, temos de as utilizar e o governo criará as condições legais, institucionais e financeiras para que o INE possa fazer desta forma. Não poderemos utilizar os parcos recursos que o estado põe à disposição para investirmos em inquéritos, que custam caros, quando podemos utilizar dados de fonte administrativo.”

O workshop consistirá em palestras; apresentações dos países; discussões onde os países irão compartilhar as suas experiências e desafios. Permitirá que as equipes dos serviços das Contas Nacionais Regionais continuem a construir e a apreender os princípios que sustentam as estatísticas económicas de alta qualidade. Também aprenderão, através de exercícios práticos, técnicas utilizadas para a amostragem e estimativa.

 

Foto-8 Foto-1

Foto-12 Foto-13

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Empresas
  • Enconomia

Relacionados